domingo, 11 de maio de 2008

«Somos a PASEC... uma alternativa» - Curso de Animadores PASEC


A PASEC lançou o seu primeiro CD pedagógico, intitulado «Metodologias e Técnicas de Animação e Gestão de Grupos de Risco», no âmbito do Curso com o mesmo nome. Do CD constam milhares de dinâmicas de interacção grupal, vídeos e testemunhos de suporte a reflexões, material pedagógico vário, música e fotos de suporte a dinâmicas reflexivas, de expressão corporal e dramática e variada documentação PASEC.
O lançamento do CD aconteceu no final do Curso de Animadores da PASEC. Este teve lugar nos dias 26, 27 e 28 de Março o Curso de Formação de Animadores «Metodologias e Técnicas de Animação e Gestão de Grupos de Risco», na Quinta da Costa, em Mouquim, V.N. Famalicão.O Curso organizado pela PASEC contou com mais de 20 Animadores de Famalicão, Braga, Guimarães e Santo Tirso.

Esta iniciativa estava enquadrada no plano de acção do Projecto “Nova Fórmula” do Programa Juventude em Acção, coordenado pela PASEC e apoiado pela Agência Nacional do Programa Juventude em Acção. O Director Nacional da Agência Dr. Pompeu Martins esteve presente no encerramento das actividades.As acções de formação estiveram organizadas em 3 módulos: “Aproximação e diagnóstico a grupos de base” com a realização de dinâmicas de interacção grupal com recurso a testemunhos vídeo sobre a experiência da vida em grupo; “Coesão e Gestão Grupal” com um Atelier de Artes Circenses, uma Oficina Intercultural, uma Sessão de Animação Desportiva, uma Workshop de ‘Organização de Eventos’ e uma Oficina de Simbologia Grupal; e “Tomadas de Decisão” com um Laboratório de Animação em contexto natural e a avaliação do campo.Nas noites culturais foram organizadas iniciativas como a Noite Oriental, com um Atelier de Dança Árabe, e a Noite dos Ditadores e Revolucionários, com o recurso à Expressão Dramática.O Presidente da Direcção da PASEC, o Prof. Abraão Costa, referiu-se à iniciativa que “como um grande sucesso. Os grupos saíram reforçados e as novas ferramenta pedagógicas que produzimos serão uma mais-valia inestimável para o desenvolvimento e amadurecimento dos grupos de base PASEC”. No encerramento do Curso, o Dr. Pompeu Martins fez referência ao Programa Juventude “como uma fonte de oportunidades”, apelando à PASEC e animadores presentes que possam estender a sua acção aos outros âmbitos do Programa.Nas conclusões foi salientado por Bernardo Miranda que “espero que continuem a exigir de nós cada vez mais, no sentido de melhorarmos o nosso desempenho e assim os dos grupos de jovens com quem trabalhamos”. Elisabete Faria reforçou “esta foi mais uma oportunidade de aperfeiçoar-mos a nossa técnica, percebermos a riqueza das vivências em grupo e reforçarmos laços de amizade”. Por fim 'alguém' (vários participantes) fez questão de focar "temos uma estar e ser alternativa".Esta iniciativa tem o apoio da Casa do Povo de Briteiros, Associação de Moradores das Lameiras e do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças de Braga.
Até à próxima aventura....

Sexta, Março 28, 2008

Um comentário:

sónia disse...

ola...espero que esta plataforma de animadores socioculturai tenha futuro, alias vai ter futuro por porque o ABRAÃO nunca vai deixar acabar... Continuem assim vao muito bem
Bjs e abraços