terça-feira, 15 de julho de 2008

Rede Nacional de Grupos Informais e Multiplicadores


É lançada oficialmente, esta semana, a Rede Nacional de Grupos Informais e Multiplicadores que será gerida a partir de Famalicão, pela PASEC.

Numa cerimónia de carácter simbólico, em Briteiros, Guimarães, no passado dia 12 de Julho, a Rede foi apresentada perante mais de 20 Animadores e sócios da PASEC.
A Rede funcionará, para já, em 7 distritos (Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra) com 14 grupos, sendo que metade deles se encontram em Braga.
A Rede tem como objectivo rentabilizar os recursos e campos de acção dos mais variados grupos, através da articulação dos planos de acção e formação de cada um deles. Ao mesmo tempo pretende dar voz aos grupos informais, movimento juvenil em franca expansão em Portugal através do lançamento de novos projectos de carácter local e regional que potenciem a sua acção.
Para dinamizar este movimento a cada distrito ficou afecto um Multiplicador, técnico voluntário responsável pela dinamização da Rede na respectiva região: em Viana do Castelo ficou o Dr. Fernando Reis, Animador SocioCultural licenciado em Educação; em Braga ficou o actual Presidente da PASEC, Dr. Abraão Costa; no Porto, o Animador SocioCultural Bernardo Miranda; em Vila Real, o Dr. Tiago Pires, Director do Curso de Animação SocioCultural da Escola Profissional de Murça; em Viseu a Dra. Cristina Costa, Directora do Curso de Animação SocioCultural da Esprodouro; em Aveiro o estudante universitário de Engenharia Ambiental, Pedro Flávio; e em Coimbra a Animadora SocioEducativa, Dra. Marta Assunção.
Na cerimónia de apresentação o Presidente da PASEC reforçou que: “… com a Rede não só ampliamos o nosso raio de acção como passamos a ter uma responsabilidade maior na resposta que damos aos grupos com que trabalhamos. Os recursos são agora mais vastos, cabe-nos a nós pô-los a render…”.
Como primeira iniciativa, decorrerá entre os dias 19 e 22 de Agosto o Encontro Transnacional de Educação Intercultural, em Famalicão, na Quinta da Costa, com a participação de elementos dos grupos que integram a Rede.
Esta iniciativa é da responsabilidade da PASEC em parceria com o Programa Juventude em Acção da União Europeia, que tem na Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude a sua entidade nacional representante.

Um comentário:

Anônimo disse...

PASEC em crescimento e desenvolvimento... tudo porque o trabalho em equipa esteve sempre presente. Um abraco a todos, em especial aos multiplicadores PASEC.
Bet@