sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Campo de Formação Europeu “Triologia Intercultural”, um sucesso sem precedentes




A PASEC realizou, entre 19 e 22 de Agosto, em Famalicão, o Campo de Formação Europeu “Triologia Intercultural”. Teve lugar na Quinta da Costa, em Mouquim. Contou na cerimónia de abertura com a Dra. Maria Manuel Silva, Directora Adjunta da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude, do Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Jorge Paulo Oliveira e os representantes de várias instituições parceiras da PASEC.
Durante a Sessão de Abertura o Presidente da PASEC, Prof. Abraão Costa, recordou que a PASEC é agora uma estrutura nacional, o que aumenta a responsabilidade da estrutura directiva, exigindo cada vez mais qualidade nas actividades a desenvolver. A Dra. Maria Manuela Silva referiu-se à PASEC e aos projectos que desenvolve no âmbito do Programa Juventude em Acção como um bom exemplo, recordando que a PASEC foi, a nível nacional, a primeira organização a desenvolver um projecto no âmbito da Acção 1.3 – Jovens e Democracia do Programa Juventude em Acção. O Dr. Jorge Paulo Oliveira, por sua vez, deu as boas vindas ao Município de Famalicão às várias delegações nacionais e estrangeiras presentes desejando que os trabalhos fossem um sucesso.
O Encontro Transnacional para a Interculturalidade teve lugar em três locais diferentes em simultâneo: Portugal, Espanha e Itália. Nos três encontros estiveram envolvidos mais de 70 Animadores em formação e mais 250 jovens entre os 13 e os 30 anos.
Só em Portugal, Famalicão, estiveram mais de 20 Animadores de todo o país e Espanha. Foram envolvidos mais de 100 jovens nas várias actividades desenvolvidas antes, durante e depois do Campo de Formação, tendo superado os resultados esperados.
Este Campo acabou por traduzir-se num sucesso inesperado, sem precedentes na história da PASEC: registasse a entrada de 23 novos sócios (16 deles Animadores); o nascimento e formalização de dois novos núcleos (São João da Pesqueira e Vila Real); e o envolvimento directo de mais 50 jovens entre os 13 e os 18 anos nas actividades da PASEC.
Ficam aqui algumas das avaliações de alguns dos participantes do Campo: “… é indescritível o conjunto de emoções e novos saberes que levo do Campo. A presença de delegações de todo o país e estrangeiras, a troca de experiências, ajudaram-me a perceber como somos pequeninos e o quanto ainda temos de caminhar.” (Ana Teixeira, Animadora, 19 anos); “ Na próxima iniciativa venho sem hesitar. Não sabia o que me esperava, mas o que vim a descobrir foi para além de tudo o que poderia esperar…” (Cátia Magalhães, 21 anos, Animadora); “ A Interculturalidade é termos presente a presença dos outros. Mais do que a presença dos outros, neste Campo percebi a vontade, alegria e a magia que é estar com os “outros” de locais completamente diferentes e com os quais partilho tantas coincidências e sentimentos” (Alberto, 16 anos).
O Campo “Triologia Intercultural” surgiu no seguimento do lançamento da Rede Nacional de Grupos Informais e Multiplicadores. Esta acção esteve integrada no projecto “Nova Formula”, suportado pelo Programa Juventude em Acção, representado em Portugal pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção.

Nenhum comentário: