sábado, 6 de setembro de 2008

PASEC - 1 Ano de Ideal Diferente (10 anos de caminho)


A PASEC, apesar de ter um historial que vai além dos 10 anos, comemora esta semana o seu primeiro aniversário oficial.

Foi a 4 de Setembro de 2007 que se constituiu formalmente a PASEC dando forma à primeira organização portuguesa de Animadores SocioEducativos e Culturais com base em grupos informais de jovens. Sendo uma organização de Animação SocioEducativa e Cultural, a PASEC distingue-se por basear a sua acção em processos de desenvolvimento local concretos, nascidos a partir da realidade dos seus grupos de base. São disso exemplo os "Nova Fénix" de Guimarães, os "SER" de Famalicão, os "Novidade" de Landim, os "Á Deriva" de Riba D'Ave e os "Significado Espiral" de Braga.

Entretanto, conseguimo-nos estender a São João da Pesqueira, Anadia, Vila das Aves, Aboim da Nóbrega, Coimbra, Alijó e Murça, estando presente em 7 distritos diferentes.

Com 3 projectos nacionais, 2 internacionais e com mais de 30 parcerias (21 nacionais e 9 internacionais), a PASEC mostra-se presente e activa nos meios em que opera tentando ir de encontro às potencialidades e necessidades dos grupos com quem opera.

Mais de 200 sócios, 170 jovens entre os 13 e os 30 anos directamente envolvidos, 6 grupos informais de jovens, mais de 30 acções de formação de animadores, mais de 10 campos... são apenas números... que unidos à "Simbologia que nos transforma"... forma a PASEC... um ideal diferente....

2 comentários:

Anônimo disse...

Um dos melhores encontros PASEC, na minha opinião :)
Não há muitas mais palavras para descrever "aquilo que mais gosto", como ja disse um antigo cavaleiro e da qual concordo plenamente.
Cavaleira Furão

Sonia disse...

um dos melhores projectos que vi ate agora, mutos parabens a todos os organizadores e particiantes.
um abraço com muitas saudades