quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PASEC em Espanha e Eslováquia





O Presidente da PASEC, Dr. Abraão Costa foi um dos representantes de Portugal no Seminário Ibero-Americano “Juventude e Desenvolvimento”, realizado pela Secretaria Geral Ibero-Americana e Organização Ibero-Americana da Juventude em Sevilha, Espanha. A iniciativa contou com a presença de inúmeros líderes políticos, nomeadamente os responsáveis pelas políticas de juventude dos países presentes.
O convite foi endereçado pelo Instituto Português da Juventude e este encontro contou com a presença de jovens dos 22 países do espaço ibero-americano. Estiveram em discussão as temáticas da Participação e Voluntariado, tendo as conclusões do Encontro seguido para a Cimeira Ibero-Americana, onde servirão como pontos de reflexão para os líderes políticos do espaço ibero-americano. Esta actividade teve lugar entre 29 e 30 de Setembro. Do programa destacam-se duas Conferências sobre Participação e Voluntariado Juvenil. De Portugal esteve ainda presente o Conselho Nacional da Juventude.
Durante a sua intervenção na Conferência sobre Participação Juvenil, Abraão Costa salientou a importância da promoção da Participação Juvenil com base em dinâmicas que respeitem o poder de decisão dos jovens e as suas reais preocupações. Aproveitou também para apresentar um modelo de animação promotor do Protagonismo juvenil, metodologia testada pela PASEC no último ano junto dos seus grupos de base.
Entretanto, o Vice-Presidente da PASEC foi o represente português no Encontro Europeu “Get in Net – Training Course for Transnational Youth Initiatives” entre 7 e 12 de Outubro na Eslováquia.
Esta iniciativa serviu para divulgar a Acção 1.2 do Programa Juventude em Acção e foi promovida pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude da Eslováquia.

Encontro Regional da PASEC

A PASEC organizou nos passados dias 11 e 12 de Outubro mais um Encontro Regional, na Quinta da Costa, em Famalicão. Estiveram presentes 10 elementos do Grupo Informal SER (grupo de base da PASEC sedeado em Famalicão) e elementos do Grupo Informal Nova Fénix.
Este encontro contou com dois Rituais dos Símbolos, cerimónia simbólica que sela o compromisso entre um sócio PASEC com o seu grupo. Selaram o compromisso com o grupo de base SER os jovens Alexandre Gomes e Sara Monteiro. Seguem-se mais dois Encontro Regionais a organizar em Novembro do corrente ano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida foram encontros que trouxeram muita riqueza para a PASEC... Ver a PASEC cada vez mais representada em vários locais é para mim, e certamente para todos os cavaleiros, um sinal de que todos os esforços reunidos tem valido a pena e continuará a valer. é um enorme gosto e que venham as proximas :)haverá muitos candidatos de certeza :) :)
Cavaleira Furão

Anônimo disse...

Grupo SER - Sabedorias e Rituais. Um grupo cada vez mais unido e com uma interacção maravilhossa :)
Enquanto coordenadora deixo aqui um abraço a todos os elementos grupo SER e as boas vindas aos dois novos cavaleiros :)
Cavaleira Furão