sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Lançamento da obra “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”




A PASEC, Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais, realizou a Apresentação Pública Europeia do Livro “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”, obra desenvolvida no âmbito do Projecto “Nova Formula”, da autoria de Abraão Costa, no passado dia 5 de Novembro, pelas 15h 30m no Auditório da Cooperativa de Ensino Didáxis em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão.
Com uma plateia com mais de 250 pessoas, foram centenas os jovens animadores e agentes educativos presentes, numa Cerimónia que contou com a presença do Director Nacional da Agência para a Gestão do Programa Juventude, Dr. Pompeu Martins, Dr. Hugo Mesquita, em representação da Câmara Municipal de Famalicão e Pelouro da Juventude, Dra. Célia Cunha, do Instituto Português da Juventude, Dr. Stefano Bottelli da Cooperativa TOTEM de Itália e dezenas de Instituições parceiras da PASEC.
A Cerimónia abriu com a intervenção da Dra. Irene Santos, Presidente da Direcção Pedagógica da Cooperativa de Ensino Didáxis que deu as boas vindas aos convidados, acentuando ser uma mais-valia para uma instituição como a Didáxis acolher profissionais como Abraão Costa, autor da obra, relevando o facto de este aliar a actividade docente a uma intervenção muito relevante no campo da Investigação-Acção.
Seguiu-se a apresentação do filme “Protagonistas”, sobre os actores do estudo e uma Encenação interpretada pelas alunas dos Cursos de Animação SocioCultural e Técnico de Apoio Psicossocial da Cooperativa de Ensino Didáxis. A obra foi entretanto apresentada pelo Animador e Investigador, Dr. Fernando Rei, referindo-se a Abraão Costa como “um exemplo no campo da Animação SocioCultural”.
Entretanto, interveio o Vice-Presidente da PASEC, o Animador Bernardo Miranda, referindo-se ao “autor e amigo, como um modelo…”. De seguida, foi a vez da intervenção do representante do Município de Famalicão, Dr. Hugo Mesquita, elogiando o trabalho do autor e referindo-se à PASEC como parceiro. Seguiu-se o Dr. Pompeu Martins, acentuando o carácter pioneiro das iniciativas da PASEC a nível nacional e europeu. Por sua vez, a Dra. Célia Cunha reforçou o testemunho dado pelo autor e pelos Animadores da PASEC no trabalho que desenvolvem na promoção do Protagonismo Juvenil.
Depois das intervenções das entidades presentes foi a vez das apresentações dos grupos locais da PASEC a que se seguiu a intervenção do autor.
A sessão encerrou com as intervenções do Dr. Stefano Bottelli, referindo-se aos frutos do trabalho em rede entre a TOTEM e a PASEC e à sua amizade com Abraão Costa, e do Dr. José Cerqueira, Presidente da Direcção Administrativa da Didáxis, que encerrou a sessão e convidou todos os presentes para um Verde de Honra oferecido pela Escola.
Esta foi o resultado do projecto de Investigação-Acção “Nova Fórmula”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção e o Mestrado de Associativismo e Animação SocioCultural da Universidade do Minho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dizer que que se tratou de mais uma obra mentia.No seu lançamento foi possivel transmitir o verdadeiro protagonismo dos jovens que o compõem.
Saudações Sociais

Rui disse...

Caro amigo Abraão Costa,
Talvez não seja a melhor forma de te contactar após tantos anos, mas não queria deixar escapar esta oportunidade para te dar os parabéns pelo trabalho que tens desenvolvido e que estou agora, neste blog, a conhecer.
Gostava de obter o teu livro. Qual será a melhor forma para o fazer.
Um abraço do teu colega de curso
Rui Fonte