quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Rede Europeia de Grupos Informais e Multiplicadores começa a ganhar forma




Entre os dias 19 e 23 de Dezembro, a PASEC, através do seu Presidente, Dr. Abraão Costa, e da Coordenadora do Grupo Informal SER, a Animadora SocioCultural Elisabete Faria esteve reunida em Itália com os representantes da TOTEM (Agencia de Animação e Desenvolvimento Social) de Itália e KCIS (Centro Jovem de Informação Europeia) da Polónia no sentido se dar inicio ao processo de formação da primeira Rede Europeia de Grupos Informais e Multiplicadores.


Através do projecto “Nova Formula”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude, foi possível a criação da Rede Nacional de Grupos Informais e Multiplicadores, estrutura que permitiu a criação de novos grupos informais, articulando recursos e promovendo o intercâmbio de experiências e planos de acção. Com o projecto a chegar ao fim, o “Nova Formula 2” começa a ganhar forma.


A candidatura à Acção 1.3 do Programa Juventude em Acção foi aprovada, o que permitiu que as negociações no sentido de dar forma à Rede Europeia pudessem ter o seu início. Nesta primeira fase a PASEC ficou a presidir à Rede, com a Coordenação Europeia a ficar a cargo de Abraão Costa.


A Rede permitirá atingir de mais de 100 grupos informais que integram no seu seio mais de 1100 jovens entre os 14 e os 30 anos.
Durante os cinco dias foram visitados os Municipios de Gorla Maggiore, Castiglio Ollona, Varese e Marnate, onde a PASEC e as restantes delegações foram recebidas pelas respectivas autoridades locais. Será nestas localidades que o projecto funcionará em Itália.

Preparação do Intercâmbio “A close-up shot of solidarity”


Ao mesmo tempo foi feita a preparação de mais um Intercâmbio Europeu da PASEC. Promovido pela PASEC e CESVOV (Centro de Serviços para o Voluntariado da Província de Varese) de Italia, este intercâmbio decorrerá entre os dias 24 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2009 em Varese, Milão. Das principais iniciativas constam um curso de fotografia, intercâmbios com grupos juvenis locais e visitas a Milão e Varese.
Este tratasse de um intercâmbio trilateral que para além de Itália e Portugal conta com a participação da Polónia.

Nenhum comentário: