segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Campo de Formação Europeu "Educação, Solidariedade e Vountariado" - Primeiros dias



A PASEC em parceria com o CESVOV e TOTEM de Itália e o KSIS da Polónia está a realizar mais um Campo de Formação Europeu para Animadores, Jovens que integram, entre outros, grupos da Rede Europeia de Grupos Informais e Agentes Educativos que trabalham na área da Juventude.
O Encontro decorrerá entre os dias 24 de Janeiro e 1 de Fevereiro em Varese, Itália, perto de Milão, tendo como pano de fundo os temas "Educação, Solidariedade e Voluntariado".
O Campo de Formação conta com a participação de 8 jovens animadores e agentes educativos portugueses, 10 italianos e 9 polacos contando como principais actividades Workshop's sobre Voluntariado, Fotografia e Educação, terminando com uma grande exposição dos trabalhos realizados nas instalações do Palácio da Presidência da Província de Varese.
Fica aqui o depoimento das Animadoras Susana Paiva e Ana Teixeira realativamente aos 1º dia:
"O nosso primeiro dia de actividades iniciou-se com dinâmicas de “quebrar-gelo”, depois houve um workshop sobre trabalho voluntário e acabou com a noite intercultural Italiana.


As dinâmicas de “quebrar-gelo” serviram para que todos se conhecessem e também tivessem o conhecimento das associações envolvidas nesta iniciativa(PASEC, CESVOV, KSIS). Começamos com um workshop sobre trabalho voluntario. Foi muito importante para nos conhecermos e também para verificarmos os pontos de reflexão comuns existentes entre nós nesta temática em concreto.
A noite intercultural deste dia foi preparada pelos italianos que nos transmitiram a sua cultura através das suas comidas, e músicas típicas. Este primeiro dia foi muito cansativo, pois tivemos muitas actividades e muito pouco tempo entre elas, contudo valeu a pena. Foi muito interessante e amanhã com certeza que amanha haverão mais aventuras e experiências.
"

Nenhum comentário: