segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Dossier "Simbologia Grupal" - I Parte



(A PASEC faz uso da Simbologia Grupal como metodologia de base para os seus grupos informais de jovens. Difícil de compreender, parece-nos importante deixar aqui alguns depoimentos de como alguns dos nossos membros se revêem nesta metodologia. Aqui fica o depoimento da Animadora do Grupo “Á Deriva”, Susana Paiva. )
Simbologia, o que é isto de simbologia? Quando se coloca esta questão, normalmente, as pessoas pensam em algo estanho, e muito possivelmente devaneiam por caminhos errados.
Se nos dermos ao trabalho de ir a um dicionário, veríamos que simbologia não e mais do que, o estudo e interpretação de símbolos e também o uso dos mesmos como forma de interpretação. Na minha opinião, a simbologia não passa de uma forma diferente de reflexão sobre nós, expondo-a sob a forma de metáfora, ou seja, pode passar pela aplicação de um símbolo após a análise da personalidade do indivíduo.
A simbologia grupal, sob o meu ponto de vista, é apenas um código de conduta, uma metodologia de reflexão ou simplesmente pequenos rituais que o grupo tem e com os quais se identifica.
Um exemplo muito prático, se fora do universo PASEC disser que tenho um símbolo e que este é o “Oceano”, as pessoas não me compreendem, contudo quer no meu grupo, quer na associação em geral, as pessoas compreendem e partilham as mesmas experiências.
Em suma, a simbologia grupal é um espécie de código que o grupo tem e com o qual se identifica.
Nota: Foto de Susana Paiva, Animadora do Grupo "Á Deriva"

Nenhum comentário: