quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Campo de Formação Europeu “Educação, Solidariedade e Voluntariado”







A PASEC – Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais em parceria com o CESVOV (Centro Europeu para o Voluntariado de Varese), a TOTEM (Agência Social para o Desenvolvimento) de Itália e o KSIS (Centro de Informação Europeu para a Juventude) da Polónia realizaour mais um Campo de Formação Europeu para Animadores, Jovens que integram, entre outros, grupos da Rede Europeia de Grupos Informais e Agentes Educativos que trabalham na área da Juventude.
O Encontro decorreu entre os dias 24 de Janeiro e 4 de Fevereiro em Varese, Itália, perto de Milão, tendo como pano de fundo os temas "Educação, Solidariedade e Voluntariado".
O Campo de Formação contou com a participação de 8 jovens animadores e agentes educativos portugueses, 10 italianos e 9 polacos contando como principais actividades Workshop's sobre Voluntariado, Fotografia e Educação, terminando com uma grande exposição dos trabalhos realizados nas instalações do Palácio da Presidência da Província de Varese.
A delegação foi recebida pelo Presidente da Província de Varese no Palácio Presidencial, onde este elogiou o trabalho da PASEC, com os seus parceiros, realizado no campo da Juventude no contexto europeu e felicitou as organizações promotoras desta iniciativa por terem escolhido Varese para o efeito.
A Chefe da Delegação Portuguesa, a Animadora da PASEC Patrícia Coelho, elogiou o empenho do grupo e entrega revelada ao longo da semana e meio de trabalho. Por sua vez a Coordenadora Regional da PASEC da zona de Delães-Riba D’Ave, Ana Teixeira, enunciou que esta era apenas “mais uma parte do percurso que deve agora gerar os seus frutos no trabalho concreto com os grupos de jovens no terreno.” O próximo campo de Formação terá lugar em Portugal, em Março, e contará com mais de 50 animadores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este foi sem duvia a melhor experiencia que ja tive. Foi muito interssante estar em contacto com pessoas de outros países e verificar coesao e a mizade que se criou. Foi uma semana magnifica para todos e chegado ao fim, ouveram lágrimas e falta de vontade de voltar para casa, restando a certeza que nos manteriamos em contacto!

Susana Paiva

cavaleiro jaguar disse...

inesquecível... não e possível explicar tudo o que se passou la... algo que só quem esteve percebe...
ainda hoje me vem a cabeça momentos das cenas de la que foram pura e simplesmente lindos...

mas talvez um dia voltemos la para reviver tudo de novo... se isso de reviver tudo de novo for possível...:)