quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Encontro Nacional de Formação “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”


A PASEC e instituições parceiras iniciaram preparação do Encontro Nacional de Formação “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”, a ter lugar entre os dias 9 e 11 de Abril, na Quinta da Costa, Mouquim, Vila Nova de Famalicão. Esta dinâmica enquadrasse nos objectivos centrais da PASEC, a promoção do Protagonismo Juvenil e da Animação SocioCultural.
A actividade contará com uma série de Ciclos Temáticos sobre a forma de Worshop’s que abordarão a os vários métodos de intervenção preconizadores e mobilizadores das manifestações de Protagonismo Juvenil, mais concretamente o Protagonismo Juvenil expresso através das Artes de Rua, Expressão Dramática e Educação Lúdica.


A actividade contará igualmente com duas Mesas-Redondas. Uma sobre o tema “O Modelo de Animação SocioCultural português”, onde tentaremos perceber, do ponto de vista da intervenção concreta no terreno, os traços identitários da ASC em Portugal. A outra Mesa-Redonda terá por base o tema “Educação e Pedagogia”, onde aprofundaremos e discutiremos os exemplos reais da Escola da Ponte e dos Agrupamentos de Escolas de carácter horizontal como formas de organização pedagógica dos sistemas educacionais.


Ao mesmo tempo discutiremos e aprovaremos uma proposta de Carta do Protagonista Juvenil, como documento orientador de reflexão sobre as temáticas em reflexão. Será ainda realizado o Torneio “All Football”, com a participação de adolescentes e jovens das instituições parceiras da PASEC, Jogos Nocturnos e uma Noite Cultural na cidade de Famalicão aberta à comunidade.

Nenhum comentário: