domingo, 15 de fevereiro de 2009

PASEC apresenta Projecto “Nova Formula 2”




A PASEC em parceria com a Câmara Municipal de Famalicão, Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude e instituições parceiras realizou na passada Sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, a Sessão de Apresentação dos resultados do “Projecto Nova Formula” e lançamento do “Projecto Nova Formula 2” na Casa Municipal da Juventude, em Brufe, Famalicão pelas 15 horas.
Estiveram presentes na sessão o Sr. Director da Agência Nacional do Programa Juventude, Dr. Pompeu Martins, o Director Regional do Instituto Português da Juventude, Dr. Vítor Dias e o Sr. Vereador para a Juventude da CM VN Famalicão, Dr. Jorge Paulo Oliveira.
Durante a Sessão foi ainda apresentado o Documentário “Protagonismos”, película de 30 minutos que retrata todo o caminho levado a cabo pelos jovens envolvidos no projecto Nova Formula 1.
Na sessão foram apresentados os resultados do Projecto «Nova Fórmula», que assentaram sobretudo na criação da 1ª Rede Nacional de Grupos Informais, estrutura que privilegiou os grupos operantes em bairros sociais e zonas rurais desfavorecidas.
Com base no tema «Experiências Interculturais», tendo como parceiros internacionais organizações da Itália e Espanha, o NF1 teve como objectivos promover o protagonismo juvenil numa perpsectiva intercultural potenciando os grupos em situação de risco com quem operamos através de uma metodologia própria da Pedagogia Participativa.
Foram realizados Worshop’s, Fóruns, Semanas de Formação, lançada a obra “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”, começados mais de 10 novos grupos, atingindo mais de 300 crianças e jovens e mais de 100 animadores directos e 2000 indirectos (através do livro “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”).
Na apresentação do projecto Nova Formula 2 foi referido que este assentará na criação da Rede Europeia de Grupos Informais (com Itália, Espanha e Polónia). Partindo dos mesmos pergaminhos do Nova Formula 1, a principal iniciativa do projecto passará pela criação dos Democracy Action Labs (Laboratórios de práticas pedagógicas voltadas para a Educação para a Cidadania) que atingirão mais de 1000 jovens e mais de 400 crianças.
Durante a sessão o Dr, Vitor Dias, Director do IPJ, referiu o trabalho pioneiro e empreendedor da PASEC, não só pelo trabalho feito em contexto europeu, mas sobretudo pelo testemunho de criatividade que vem demonstrando na sua acção. Por seu lado do Dr. Pompeu Martins reforçou a importância destes projectos e relembrou que a PASEC havia sido considerada o exemplo de boas práticas neste tipo de iniciativas pela Agência Nacional do Programa Juventude em Acção no ano de 2008. O Vereador para a Juventude do Município de Famalicão, Dr. Jorge Paulo Oliveira, referiu a coragem assumida pela PASEC neste tipo de desafios e, sobretudo, a responsabilidade demonstrada ao prestar contas perante a comunidade e comunicação social pelos resultados obtidos.
A sessão terminou com o lançamento europeu do documentário “Protagonismos”, seguir-se-á Itália. Estiveram presentes na sessão 8 grupos informais da PASEC.

Um comentário:

Anônimo disse...

A caminhada dos Cavaleiros e futuros consquitadores deste título continua.

Mãos à obra, como se costuma dizer.

Bet@, Cavaleira Furão