quinta-feira, 21 de maio de 2009

Encontro Nacional de Crianças do Projecto Dimensão Cosmos juntou dezenas de crianças


Teve lugar entre os dias 16 e 21 de Maio a 3ª Semana Aberta do Projecto Dimensão Cosmos – Europa Inclusiva. Com iniciativas em simultâneo na Bulgária e Portugal, a Semana-Aberta incluiu um conjunto de actividades que atingiram mais de uma centena de crianças.
Em Portugal, a PASEC, o Grupo Informal SER, com o apoio da Agência Nacional para a gestão do Programa Juventude em Acção, Associação Teatro de Construção de Joane, Oficina de São José de Braga, Escola Profissional Vértice de Paços de Ferreira, Escola Profissional do Perpétuo Socorro do Porto e alguns grupos informais do norte do país realizaram o primeiro Encontro Nacional de Crianças do Projecto Dimensão Cosmos, com representantes de oito grupos de crianças envolvidas no projecto através dos Clubes Cosmos (estruturas locais do projecto de suporte a grupos de crianças de risco). O Encontro realizou-se no âmbito da Campanha “Jovens Activos na Democracia”, enquadrada no projecto e teve lugar em Mouquim, Famalicão, com mais de 30 participantes.
No primeiro dia foi possível discutir o tema da Democracia através de Laboratórios de Jogos especificamente preparados para o efeito. Foram formados vários grupos de trabalho que com o apoio dos Animadores do Projecto reflectiram a partir do jogo várias temáticas como: “ Direitos da Criança”; “Democracia na Escola”; e a “Democracia na Família”.
Cada grupo apresentou num pequeno espectáculo de variedades o trabalho que tem desenvolvido na sua comunidade, tendo o primeiro dia terminado com a recriação de “Uma Noite Fantasma…”.
No segundo dia de trabalho foram realizadas dinâmicas de grupo para reflectir os próximos passos a dar no âmbito da Campanha “Jovens Activos na Democracia” e do trabalho a desenvolver localmente pelas crianças envolvidas no projecto e pelas suas organizações de suporte. Entretanto os representantes dos grupos regressaram a casa onde partilharam com os restantes elementos o trabalho que desenvolveram através de debates, dinâmicas de grupos e apresentações multimédia.
Na Bulgária, em Varna, realizaram-se debates sobre o tema “Democracia na Escola” e um concurso de desenhos alusiva ao tema. Segue-se o lançamento do Kit Pedagógico “Europa Inclusiva” com jogos criados pelas próprias crianças envolvidas nos Clubes Cosmos.

Nenhum comentário: