quinta-feira, 14 de maio de 2009

PASEC na coordenação da Rede Europeia de Grupos Informais







Entre os dias 9 e 13 Maio decorreu o Encontro Europeu “Educação Não Formal e Grupos Informais” em Varese, Itália, enquadrado no “Projecto Nova Formula 2”, promovido pela PASEC, TOTEM Itália, EGEA Polónia e Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção.
Este Encontro de Trabalho contava no seu plano de trabalhos com a preparação do Campo de Formação Europeu a realizar em Agosto de 2009 em Gorla Magiore, Itália e com a formalização da primeira Equipa de Coordenação da Rede Europeia de Grupos Informais.
Propositadamente marcado na semana em que se comemorava o dia da Europa, a Cerimónia de Abertura contou com a presença de quatro Presidentes de Câmara da região de Varese dos Municípios de Gorla Magiore, Castiglio Ollona, Marnate e Cassano. Durante a Cerimónia , o Presidente da PASEC, Abraão Costa foi formalmente empossado como o primeiro Coordenador da Rede Europeia, até 2011, altura em que assumirá a Itália a coordenação da estrutura. Durante a iniciativa, o Presidente da TOTEM de Itália, Dr. Stefano Bottelli referiu: “Este é um trabalho já desenvolvido pela PASEC nos últimos dois anos e que temos a que temos o privilégio de nos associarmos. Para além de uma grande responsabilidade é também uma oportunidade que não queremos desperdiçar…”. O anfitrião, Presidente do Munícipio de Gorla Magiore saudou a iniciativa e afirmou que a sua cidade estava preparada para a primeira grande iniciativa da Rede, o Campo de Formação Europeu.
A PASEC fez-se representar no Encontro através do seu Presidente, Dr. Abraão Costa, e da Coordenadora do Grupo Informal SER, a Animadora SocioCultural Elisabete Faria.
A Rede Europeia de Grupos Informais nasce após o projecto “Nova Formula”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude, onde foi possível a criação da Rede Nacional de Grupos Informais e Multiplicadores, estrutura que permitiu a criação de novos grupos informais, articulando recursos e promovendo o intercâmbio de experiências e planos de acção. Após este projecto nasce o “Nova Formula 2” para dar forma à Rede Europeia. A Rede permite nesta primeira fase atingir mais de 100 grupos informais que integram no seu seio mais de 1100 jovens entre os 14 e os 30 anos. Integram a Rede as organizações: PASEC Portugal, TOTEM Itália, Sapzio Zero (Itália), EGEA (Polónia) e o Academic Centre of Youth Information (Polónia).

Nenhum comentário: