domingo, 14 de junho de 2009

Feira de Jogos Intercultural 2009








A PASEC e o Grupo Informal SER realizaram uma vez mais a Feira de Jogos Intercultural, esta já na sua 5ª edição, em Briteiros, Guimarães.
Com mais de uma centena de crianças e adolescentes envolvidos, o tema deste ano foi “Democracia e Interculturalidade” e contou com 5 novos jogos gigantes, que assumiram a forma de um Parlamento Juvenil jogado e duas oficinas temáticas. O Parlamento Juvenil jogado estava integrado como uma das iniciativas do Projecto Dimensão Cosmos, do Grupo Informal SER, sendo que também foi realizado na Bulgária.
Dos jogos constavam o jogo “Raid Intercultural”, o jogo “Viagem do Conhecimento”, o jogo “Viver em Sociedade”, o jogo “Serpente Intercultural” e o jogo “Bowling Árabe”. Esteve ainda em acção uma Oficina de Artes Marciais de “Karate Shotokan” e uma Oficina de Quadros Cénicos e Fantoches. De realçar que 4 dos 5 jogos foram criados pelos próprios grupos de crianças e adolescentes com o apoio dos Animadores do Projecto Dimensão Cosmos.
Estiveram presentes grupos da Oficina de São José do Porto, da Oficina de São José de Braga, do Complexo de Habitação Social das Lameiras de Famalicão, da Escola Profissional Vértice de Paços de Ferreira e da Cooperativa de Ensino Didáxis de Riba D’Ave. Do universo PASEC estiveram presentes os grupos informais de crianças de Braga, do Complexo de Habitação Social das Lameiras de Famailcão, de Paços de Ferreira, Briteiros (Guimarães), Ruivães (Famalicão), Delães (Famalicão) e do Porto.
A Feira abriu com um Exercício de Percussão protagonizado pelas crianças da Oficina de São José do Porto. Seguiu-se o filme sobre os 5 anos da Feira de Jogos Intercultural que lembrou: a primeira organizada pela antiga Plataforma Juvenil Informal Cavaleiros (hoje PASEC): a segunda, organizada em parceria pela Plataforma Juvenil Cavaleiros, Associação de Ludotecas de Famalicão e outras organizações parceiras e que teve como tema “Trabalho Infantil”; a terceira, a primeira em que a Plataforma Juvenil Cavaleiros colaborou já como PASEC; e por fim a 4ª, a primeira a ser organizada directamente pela PASEC.
A acompanhar o filme esteve uma dança interpretada por uma das Animadoras da PASEC do Porto.
Depois dos jogos foram entregues os prémios a todos os participantes.
A Feira esteve integrada no Projecto Nova Fórmula 2 da PASEC e no projecto Dimensão Cosmos do Grupo Informal SER, ambos apoiados pelo Programa Juventude em Acção da União Europeia.

Nenhum comentário: