domingo, 21 de junho de 2009

Projecto “Open Minds” numa parceria intercontinental


No âmbito do projecto internacional “Open Minds”, a PASEC desenvolveu o Encontro “Volunteer (Net)Works!”, com os parceiros argentinos da associação Agenda XXI, espanhóis do Consello da Xuventude da Galicia e cabo verdianos do Centro de Juventude de São Vicente. Durante os dias 10 a 17 de Junho, representantes das várias organizações envolvidas tiveram a oportunidade de reunir e planear as próximas fases do projecto a nível local e internacional. Esta iniciativa decorreu com o apoio total do Ministério da Juventude e Desporto de Cabo Verde, sendo que este grupo foi recebido pela Coordenadora do Programa Nacional para o Voluntariado.
Nos dias de trabalho foi possível conhecer a dinâmica associativa da Ilha de São Vicente, partilhar experiências de participação activa dos parceiros envolvidos, recolher um conjunto de ideias para a continuação do projecto Open Minds e valorizar o trabalho de grande qualidade realizado pelo parceiro em Cabo Verde, que nos recebeu de forma muito calorosa.
Durante a actividade insular, o Presidente da Liga das Associações Juvenis de São Vicente acompanhou o projecto para que fosse criada a ponte de comunicação com todas as associações juvenis da Ilha, aumentando o impacto desta visita. Depois de conhecer as várias associações que trabalham com e para jovens nesta Ilha, a PASEC dinamizou, em conjunto com os seus parceiros, workshops com os temas “Simbologia Grupal”, “Participação Activa” e “Voluntariado” para cerca de 20 representantes de associações locais, reflectindo sobre práticas locais e comparando metodologias de trabalho.
Esta visita de estudo culminou com uma Feira da Juventude realizada no Centro Cultural de Mindelo, em conjunto com as associações locais e com a participação de mais de 50 jovens. Esta Feira permitiu que as associações locais e internacionais conhecessem o trabalho realizado pelos outros, seus objectivos, grupos alvos de actuação e trocar contactos para futuros projectos de cooperação.
Através deste projecto, a PASEC tem como objectivos constituir uma rede de partilha de boas experiências na área da Interculturalidade que possam servir de instrumento para outras associações e/ou animadores que trabalhem com grupos informais de crianças ou jovens. O apoio da Agência Executiva para a Educação, Cultura e Audiovisual da União Europeia tem sido essencial como co-financiador da actividade, assim como todos os apoios nacionais e locais que este projecto colheu em Cabo Verde.

Nenhum comentário: