sábado, 8 de agosto de 2009

Resultados do Campo NF2 em Itália




No âmbito do projecto Nova Fórmula 2, entre 1 e 8 de Agosto, a PASEC organizou em Itália, Gorla Maggiore, o Campo de Formação “O papel dos jovens na história da União Europeia – As novas formas de Participação Cidadã Juvenil”.
Com mais de 30 jovens de Portugal, Itália e Polónia envolvidos, este encontro foi realizado em contexto real, no seio de bairros sociais e comunidades desfavorecidas da região de Varese (cada dia em locais diferentes, à excepção dos últimos dias) de modo a dar a conhecer a realidade juvenil transalpina no terreno, tentando levar as iniciativas ao maior número de jovens possível, integrando as comunidades locais.
No primeiro dia realizamos uma simulação de Parlamento Juvenil com a realização da primeira reunião de equipa. Abordamos os objectivos deste Encontro, introduzimos as temáticas de fundo do mesmo e culminamos o dia com uma dinâmica de Simbologia Grupal.
No segundo dia foram apresentados os principais planos de acção local realizados em Itália pelas Associações Spazio Zero e TOTEM, na Polónia pela EGEA Polónia e 7 planos de acção local portugueses.
Na parte da tarde, depois de visitas temáticas, as delegações foram recebidas no Município de Gorla Maggiore por vários Presidentes de Câmara da região de Varese onde foram apresentadas algumas curtas-metragens realizadas pelos grupos das organizações presentes.
Nos dias seguintes foi organizado um Raide Cultural a várias freguesias rurais em bicicleta que culminou com uma sessão com alguns Presidentes de Junta Locais. Foi realizada uma visita a Milão, ao Lago de Monate, uma Festa Étnica nas margens do Rio Ticino e uma Festa Final aberta a toda a comunidade de Gorla com a presença de mais de 100 pessoas.
Os últimos dias do Encontro foram também dedicados à implementação da Rede Europeia de Grupos Informais. Foram realizadas mesas redondas, Ateliers e Workshop’s temáticos ligados às temáticas do Encontro e tendo por base as experiências já realizadas nos grupos que integram o projecto (apelidados de DAL – Democracy Action Labs). Foi dada prioridade, neste encontro europeu, à participação dos jovens em situação de risco.
Durante a avaliação das actividades foi focado por Stefano Bottelli, Presidente da TOTEM de Itália, que “os objectivos inicialmente traçados foram completamente ultrapassados. Foi algo de espectacular, único e emocionalmente difícil de avaliar. O que mais me impressionou foi a naturalidade com que um grupo de 30 pessoas completamente diferentes, de realidades tão distintas, e algumas sem falar inglês, foi capaz de trabalhar com tanta profundidade e cumplicidade”. Em concordância com esta reflexão, o Presidente da PASEC, Abraão Costa, reforçou que “tudo o que vivemos só reforça a nossa responsabilidade para o futuro”.

Um comentário:

Anônimo disse...

uma sincera vontade de voltar!

Grande oportunidade
Alberto