sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cooperação transfronteiriça entre PASEC e Consello da Xuventude da Galicia



Entre 4 a 8 de Setembro estiveram reunidos na Casa do Povo de Briteiros as delegações portuguesa e galega para o Campo de Trabalho “Portugalaico” para uma actividade no âmbito da interculturalidade. Este campo foi dinamizado por um dos grupos informais de jovens coordenado pela PASEC, o grupo Animus, que levou a cabo um fim-de-semana com inúmeras actividades e dinâmicas de grupo com jovens do Consello da Xuventude da Galicia. Este encontro permitiu reforçar laços de união e amizade entre jovens galegos e portugueses, contribuindo para a partilha de experiências e melhoria do trabalho de cada um das organizações envolvidas.
Um dos momentos altos desta actividade enquadrada no projecto “Open Minds” foi o Jogo Intercultural, onde numa videoconferência foi possível juntar os quatro parceiros internacionais deste projecto (Espanha, Portugal, Argentina e Cabo Verde) para uma pequena competição no âmbito da Interculturalidade.
No dia 6 foi possível, em colaboração com a Casa do Povo de Briteiros, participar na Citânia Viva 2009, uma recriação histórica envolvida em mística e rica em património cultural, partilhada entre os grupos presentes.
O projecto “Open Minds”, co-financiado pelo Programa Juventude em Acção na medida 3.2 – Cooperação Internacional, tem realizado também acções locais em Rosario (Argentina) e Mindelo (Cabo Verde) através dos seus mediadores locais numa acção conjunta.

Nenhum comentário: