sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fóruns “Participação Juvenil na Democracia” - Encontro "Ser Grupo PASEC..."




A PASEC organizou entre 20 de Agosto e 4 de Setembro de 2009 os Fóruns “Participação Juvenil na Democracia” no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Com dezenas de jovens envolvidos, decorreram encontros de crianças e adolescentes, actividades de reflexão e debate e encontros entre os vário grupos de jovens envolvidos com decisores políticos e institucionais dos vários quadrantes.
Os principais dias de actividade tiveram lugar entre 20 e 22 de Agosto na Quinta da Costa, Mouquim, Famalicão com o Encontro para as Crianças e Adolescentes com o tema “Ser Grupo…” onde existiram diversas dinâmicas e actividades que foram desenvolvidas em torno desta temática. Este encontro tinha como principais objectivos a formação de lideranças juvenis e proporcionar a jovens em situação de risco oportunidades de intervenção e participação numa perspectiva social e política.
Desta forma no primeiro dia, após a recepção do grupo, realizaram-se dinâmicas de apresentação e jogos de confiança de modo a estabelecer o mútuo conhecimento entre todos os participantes envolvidos.
Depois foram criados os vários grupos de trabalho. Cada equipa teve de criar a sua própria identidade elaborando a sua bandeira, estabelecendo o seu nome próprio, o grito de guerra para de seguida partirem para uma actividade de interacção grupal. A dinâmica consistia em cada uma das equipas tentar conquistar a bandeira da equipa adversária, tendo para o efeito que estabelecer alianças, definir estratégias e a forma mais eficaz de funcionar em grupo.
De noite foram organizados jogos nocturnos.
No dia seguinte foram organizadas várias dinâmicas de reflexão e expressão. Na parte da manhã foi organizada uma dinâmica de expressão de sentimentos através da percussão e expressão corporal. Na parte da tarde teve lugar uma Oficina de Luta de Varapaus e uma sequência de jogos de interacção grupal aquáticos, numa espécie de “Jogos sem Fronteiras”, onde o trabalho de equipa, solidariedade e cooperação entre os participantes foi posto à prova.
Á noite realizou-se a dinâmica “Assalto ao Castelo”. As actividades deste primeiro encontro terminaram no dia seguinte com a avaliação das actividades por parte do grupo.
Depois desta primeira etapa e com os jovens de volta aos grupos, entre os dias 25 e 29 de Agosto tiveram lugar no seio dos grupos informais da PASEC de Famalicão 4 sessões de reflexão com decisores políticos e institucionais locais de modo a estabelecer pontes entre aqueles que eram os principais planos de acção locais dos grupos e o suporte que as instituições e organismos públicos lhes podiam dar. Todas as sessões de trabalho terminaram no dia 3 de Setembro, em Briteiros, Guimarães com uma reunião com alguns dos participantes com a avaliação de todo o trabalho realizado

Nenhum comentário: