segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Encontro Nacional de Crianças “Os nossos Valores”



Teve lugar a 17 e 18 de Outubro, na Quinta da Costa, Mouquim, Famalicão, mais um Encontro Nacional de Crianças organizado pela PASEC e Grupo SER. Com o tema “Os nossos valores” a actividade contou com a presença de 25 crianças representantes de 9 grupos.
A actividade teve início no Sábado, dia 17, com a apresentação de uma encenação de palhaços do Grupo Animus da PASEC que retratava a atitude juvenil perante a escola.
Após a encenação seguiu-se um trabalho de grupos sobre o tema em discussão. Os grupos criaram pequenas dramatizações, poemas e momentos de debate como forma de transmitir as principais conclusões a que haviam chegado. Segundo a opinião das crianças presentes os valores estão presentes em todos os aspectos da sua vida, reflectidos nos comportamentos e atitudes que cada um tem no seu dia-a-dia. Os grupos de trabalho destacaram como os valores mais importantes a amizade, a solidariedade, a liberdade, a união e a verdade. Foi também referido pelas crianças presentes que a sociedade actual é dominada pelo consumismo e que a importância da relação entre as pessoas é muitas vezes passada para segundo plano.
No final da tarde os grupos puderam divertir-se através de dinâmicas de grupo, às quais se seguiu o jantar.
Na parte da noite realizaram-se jogos nocturnos e uma dinâmica de reflexão para avaliar o dia de trabalho. No dia 18 após um Ice-Breaker (dinâmica de início das actividades) os grupos puderam reflectir a forma como levam à prática os valores em que acreditam, tendo sobressaído a opinião que é através da participação juvenil que as crianças e adolescentes podem levar à prática e dar forma aos valores em que acreditam. Seguiu-se a avaliação final do encontro.
Este encontro esteve enquadrado no Projecto Dimensão Cosmos, apoiado pelo Programa Juventude em Acção da União Europeia.

Um comentário:

sousa disse...

meu ultimo encontro com vosco. obrigado a todos pela despedida. abraço do sousa