sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Rede Internacional de Animação SocioCultural ganha forma através do projecto Open Minds







Realizou-se, entre os dias 21 de Outubro e 5 Novembro, na Argentina, organizado pela PASEC e parceiros, mais um intercâmbio no âmbito do Projecto Open Minds, que juntou as 4 organizações: PASEC (Portugal), Conselho da Juventude da Galiza (Espanha), Centro de Juventude de Mindelo (Cabo Verde) e Agenda 21 (Argentina).
O intercâmbio teve três fases. Numa primeira fase o grupo esteve na cidade de Buenos Aires (dois dias) com o intuito de conhecer a realidade juvenil local, os seus constrangimentos, dificuldades e contexto real.
Numa segunda fase, entre os dias 23, 24 e 25 de Outubro, a equipa participou no IV Congresso de Jovens Descendentes de Espanhóis na Argentina, na cidade de Mar del Plata. Nesta iniciativa a PASEC e parceiros integraram a mesa de discussão ”Associativismo e Voluntariado”, apresentando as suas associações sendo posteriormente feita a apresentação do Projecto Open Minds, referido entretanto pelos participantes e restantes congressistas como “um exemplo das boas práticas de associativismo e voluntariado”.
Por fim, a equipa Open Minds partiu em direcção à cidade de Rosario, onde ficaram entre os dias 26 de Outubro e 4 Novembro.
Durante estes dias foram realizadas várias reuniões de equipa com o objectivo de planear as próximas actividades do projecto, visitas guiadas pela cidade com o objectivo de conhecer a realidade social dos jovens de Rosario e realizaram-se vários Workshop’s. Os workshop’s tiveram como temáticas os Direitos Laborais, Participação Cidadã, Arte como manifestação juvenil, Educação Ambiental, Expressão Dramática, entre outros.
Foram feitas ainda várias actividades de interacção com os jovens de Rosario, por intermédio da organização acolhedora, a Agenda 21.
Ao longo de duas semanas foram percorridos milhares de quilómetros, efectuadas dezenas de iniciativas e conhecidas diversas comunidades juvenis. Na chegada a Portugal, Elisabete Faria, responsável pela delegação portuguesa, fez questão de referir a importância desta iniciativa do ponto de vista intercultural e da nova rede internacional de instituições com uma dinâmica própria da Animação SocioCultural que está a surgir com contributos em 3 continentes diferentes. Por seu lado, o Mestre Fernando Pereira, Coordenador da PASEC de Viana do Castelo, acentuou o carácter disseminador de uma iniciativa sem paralelo em Portugal, referindo-se ao projecto Open Minds. Á chegada a Portugal, na recepção aos participantes portugueses no intercâmbio, o Presidente da PASEC, Abraão Costa congratulou-se pelo sucesso de mais esta acção, apontando baterias para a próxima grande iniciativa do projecto, desta feita em Portugal.
O Open Minds está integrado no Programa Juventude em Acção da União Europeia, estando a grande iniciativa do projecto marcada para finais de Março de 2010 em Famalicão, Portugal.


Nenhum comentário: