sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Formação de Animadores do Projecto Nova Formula 2




De modo a dar corpo à Rede Europeia de Grupos Informais foi levado a cabo um plano de formação itinerante de acordo com as temáticas do NF2, de modo a potenciar o aparecimento de novos multiplicadores, a aderência de novos grupos, a divulgação da rede e a formação de animadores e outros agentes educativos que disseminem os resultados do projecto.
Tudo começou com o Encontro Nacional de Jovens Animadores de Abril 2009 e segiu-se um programa de formação de animadores compreendido entre Abril e Dezembro de 2009, repartido por Itália e Portugal.
A Formação de Animadores foi dividida em 4 áreas que funcionaram em formato de Workshop e Laboratório (através de jogos de simulação e de expressão, recorrendo a contextos reais). As temáticas e áreas de formação foram escolhidas com base nas temáticas do projecto e nas ferramentas pedagógicas que consideramos serem relevantes para os animadores colocarem em prática os objectivos do NF2.
Assim, realizamos 4 formações, tendo sido a última nos dias 18,19 e 20 Dezembro, em Famalicão na Quinta da Costa. Passando a citá-las: “As Novas Realidades Interculturais na Europa a 27”; “A participação juvenil na História da Construção Europeia – Lições e Oportunidades”; “Metodologias de Intervenção Socieducativa em Contextos Juvenis”; “Laboratório de Educação para a Cidadania”.
O conjunto de Workshop’s foram itinerantes de modo a terem um carácter nacional, envolvendo o máximo de parceiros possível e captando novos. Os 4 workshop’s foram também enquadrados em Foruns Locais de 2 dias, em regime de alojamento.
As formações foram preparadas por formadores de referência em conjunto com a Equipa Técnica e adaptadas aos diferentes contextos.

Com este Plano de Formação chegamos a mais de 100 animadores e agentes educativos diferentes em Portugal e 20 em Itália que deram origem a 5 novos grupos.

Nenhum comentário: