segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PASEC entrega os prémios do Concurso Europeu "Democracy Challenge"


No âmbito do projeto Nova Fórmula 2.0, a PASEC e organizações parceiras deram forma ao Campeonato Europeu “Democracy Challenge” pondo a concurso planos de acção de intervenção local em três categorias diferentes: Participação Democrática dos jovens nas Escolas; Democracia e o Combate à Pobreza e Exclusão Social; Democracia e Desenvolvimento Sustentável.


Os planos de acção deveriam ter a duração mínima de 6 meses e a máxima de 12 meses, tendo uma base e público local bem definido, preferencialmente jovens em situação de risco. Poderam integrar o concurso todos os planos de intervenção local gerados a partir dos actuais grupos que integram a PASEC, os grupos juvenis que apenas integravam o projeto ou grupos de núcleos escolares e outras organizações juvenis que tivessem desenvolvido um papel relevante na área juvenil. O Jurí foi composto por jovens representantes dos grupos a conscurso, por representantes da Equipa Técnica do Projecto e por representantes da classe política. O vencedor de cada uma das categorias vai o seu percurso e experiência publicado na obra “Animação SocioCultural e Democracia Participativa”.Os grupos envolvidos no concurso atingem uma população juvenil superior a 400 jovens em 3 países (Itália, Portugal e Polónia) e foram espaços de reflexão e de intervenção local que de uma forma integrada e coordenada intervêem nas suas comunidades no contexto político e social. 


Na categoria "Participação Democrática dos jovens nas Escolas" venceu o grupo "Á Deriva" da PASEC que integra jovens de Delães, Riba D'Ave, Ruivães e Vermoim (do concelho de Vila Nova de Famalicão) e de Vilas das Aves (do concelho de Santo Tirso) que desenvolveu o seu projeto nas escolas do Vale do Ave através da integração de jovens em situação de risco em grupos juvenis de intervenção local e a criação de novos grupos informais juvenis junto de comunidades juvenis excluídas dos processos de participação juvenil. Na categoria "Democracia e o Combate à Pobreza e Exclusão Social" venceu o Grupo Cavaleiros da PASEC, que integra jovens de Braga e Famalicão, que no seu projeto desenvolveu o programa de férias e educação não formal para jovens em risco de extrema exclusão "Jovens que Participam e Decidem". Este programa veio permitiu a criação do Centro de Estudos e Animação Juvenil da PASEC durante 2011 para continuar o trabalho que só tinha lugar nas férias escolares. Na categoria "Democracia e Desenvolvimento Sustentável" venceu o Grupo Espaço Zero, de Landim, Famalicão, através do seu projeto de recuperação de uma antiga casa transformada em Centro Juvenil no lugar de Santa Marinha, em Landim, Famalicão. A iniciativa está integrada no Projeto Nova Fórmula 2.0, suportado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia Este projeto integra uma parceria transnacional que envolve 3 países: Polónia, Itália e Portugal.

Nenhum comentário: