domingo, 29 de abril de 2012

"Mudar implica uma responsabilidade e compromisso real" - 2ª Edição do ENEJA 2012 da PASEC junta centenas de animadores na Madeira



Reunindo na Madeira centenas de animadores e agentes educativos, a PASEC (Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais), com a AIASC (Associação Insular de Animação Sociocultural), em parceria com a TOTEM de Itália, Escola Profissional CIOR e Escola Profissional do Atlântico e demais organizações organizou a 2ª Edição de 2012 do Encontro Europeu de Jovens Animadores (ENEJA) na Madeira. Realizado entre 26 e 29 de Abril, o tema de fundo a que o certame se dedicou este ano foi "A Animação como resposta à crise".

Já na sua quinta edição, o ENEJA 2012, sem fugir à sua matriz, teve como objetivos discutir e divulgar a Animação SocioCultural e Educativa (ASCE) no contexto europeu, e dar voz às dezenas de projetos de ASCE em Portugal, com especial incidência para os realizados por jovens animadores. Mas o que torna este evento diferente de todos os outros do género é o fato de serem os jovens animadores e agentes educativos a dinamizar todas as conferências, workshop’s, espaços artísticos e atividades complementares, sendo dado aos especialistas, o papel de espetadores críticos do encontro. É um evento organizado por jovens animadores para jovens animadores.

O Encontro deste ano contou, entre outros especialistas, com o contributo da Prof. Dra. Ana Piedade do Instituto Politécnico de Beja, do Prof. Luís Bessa, da Escola CIOR e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, do Prof. Abraão Costa, da PASEC, Cooperativa de Ensino Didáxis e Agência Nacional para Gestão do Programa Juventude em Ação, do Dr. Albino Viveiros, da AIASC, do Dr. Andrea Braga, de Itália, e do Dr. Massimo Lazzaroni, realizador de cinema e animador italiano. 

Os trabalhos tiveram o seu início no dia 26 pelas 10 horas com uma sessão de abertura com a presença das autoridades locais, entre elas o Adjunto do Secretário Regional da Educação e antigo Diretor Regional da Juventude da Madeira, Dr. Jorge Carvalho que congratulou todos pela realização de tão importante ação. Seguiram-se três conferências: "Animação SocioCultural e Democracia Participativa" dinamizado por animadores da PASEC; "Animação SocioCultural e o Insucesso Escolar" dinamizado por formandas da Escola CIOR; e "Animação SocioCultural e Ultraperiferias" dinamizado por formandas da Escola Profissional Atlântico. Pela noite teve lugar um espetáculo protagonizado pelos jovens animadores que teve momentos de canto, dança, teatro e artes circenses.

O dia 27 começou com o lançamento do livro "Animação SocioEducativa e Democracia Participativa", obra coordenada pelo Prof. Abraão Costa e que conjuga um conjunto de autores europeus sobre o tema. Tiveram entretanto lugar seis Workshop's técnicos: de Dança Criativa, de Simbologia Corporal, de Mitos e Simbologia Grupal, de Fantoches, outo sobre a Técnica da Rasgagem e um Workshop de Projetos Internacionais de Animação SocioCultural. Este dia contou também com uma Mesa Redonda sobre "Animação Territorial" coordenado pela Prof. Dra. Ana Piedade.

Os dias seguintes foram dedicados a atividades culturais e comunitárias. Os trabalhos terminaram com uma sessão de trabalho onde foi avaliado todo o percurso efetuado onde ressaltou uma conclusão global: sendo as metodologias de Animação uma resposta à Crise enquanto desencandadoras de processos de mudança, mudar implica "uma responsabilidade e compromisso real" por parte de todos, envolvendo pessoas e grupos num processo moroso, sem um ritmo e espaço temporal previsível, dando espaço para que o processo se consolide. Com muitas centenas de jovens agentes educativos envolvidos, todos consideraram as duas edições do ENEJA 2012 um sucesso, sendo que a de 2013 será Março, em Milão, Itália.



 

Nenhum comentário: