segunda-feira, 4 de junho de 2012

PASEC lança obra "Animação SocioEducativa e Democracia Participativa"



Perante uma plateia repleta, que obrigou dezenas de pessoas a ficar de pé, foi lançado o livro "Animação Socioeducativa e Democracia Participativa", obra coordenada pelo Prof. Abraão Costa. A cerimónia teve lugar no Museu Bernardino Machado, no passado dia 1 de Junho, pelas 21 horas na presença do Diretor da Agência Nacional para a Gestão do Programa Europeu "Juventude em Ação", Dr. Pompeu Martins, do antigo Diretor do Instituto Português da Juventude da Região Norte, Dr. Vitor Dias, do Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, do Vice-Presidente do Município de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, o qual apresentou a obra, e dezenas de outros convidados.

A cerimónia começou com a apresentação dos resultados do Projeto Nova Fórmula 2.0, no qual se enquadrava a obra apresentada e com o lançamento do Projeto Revolution, ambos no âmbito do Programa Juventude em Ação da União Europeia. Seguiu-se uma encenação sobre Fernando Pessoa, num confronto entre as democracias do antigamente e do presente. Entretanto coube à Prof. Deolinda, Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Cooperativa de Ensino Didáxis, a apresentação do coordenador da obra. Teve então lugar a apresentação da obra ao cargo do Dr. Paulo Cunha, que elogiou o resultado apresentado classificando-o como "um legado de futuro importante com propostas concretas para dar forma a práticas concretas de Democracia Participativa". Por fim interveio o coordenador da obra, o Prof. Abraão Costa, o Dr. Pompeu Martins e o Dr. Vitor Dias.

Antes desta iniciativa, a PASEC organizou recentemente, e pela quinta vez, o Encontro Europeu de Jovens Animadores, este ano com duas edições, uma em Famalicão e outra na Madeira, que envolveram mais de 300 jovens animadores e agentes educativas. Na edição na Madeira foi feito o pré lançamento da obra "Animação SocioEducativa e Democracia Participativa". O livro retrata os meandros da Democracia Participativa (sobretudo no contexto juvenil) e a sua relação com as dinâmicas de Animação SocioEducativa, sendo que são dados exemplos reais e concretos destas mesmas dinâmicas. Para além do Prof. Abraão Costa da PASEC e Cooperativa de Ensino Didáxis, Mestre em Animação SocioCultural e Associativismo pela Universidade do Minho, a obra inclui a participação de alguns dos maiores autores de Animação SocioCultural nacionais como o Prof. Fernando Ilídio na Universidade do Minho, a Prof. Dra. Ana Piedade do Instituto Politécnico de Beja, o Prof. Luís Bessa da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, o Dr. Albino Viveiros, Presidente da Associação Insular de Animação SocioCultural da Madeira, do Mestre Rui Fonte, Professor e autor da obra "Formação dos Animadores SocioCulturais", entre outros. O livro terá duas versões (uma em italiano e outra em português) e a primeira edição de 500 exemplares já se encontra esgotada (tendo em conta as solicitações efetuadas) mesmo antes de ter sido disponibilizada. A obra tem já lançamentos previstos para Braga, em Beja, no Instituto Politécnico de Beja, na Escola Superior de Educação de Coimbra, em Varese, Itália, entre outros.

Nenhum comentário: