quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PASEC leva o teatro de rua à Região Centro

 

No seguimento do projeto Revolution, apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia, A PASEC e organizações parceiras organizaram o JEDI 2012 (Jornadas da Educação, Democracia e Inclusão 2012), este ano apelidada de Demoact, entre os dias 17 e 23 de Agosto na região centro de Portugal. Com base de operações em Foz de Arouce, concelho da Lousã, o JEDI Demoact 2012 envolveu dezenas de jovens e teve intervenções na Lousã, Miranda do Corvo, Gois e Coimbra. A designação Demoact advém do fato de as Jornadas centrarem a sua ação no Teatro de Rua como forma de expressão de processos de Inclusão e Democracia Participativa.


Esta iniciativa assumiu a forma de semana aberta de educação não formal sobre a Expressão Dramática e o Teatro como forma de Intervenção Social e Política para formar os jovens a quem se destina o projeto Revolution na metodologia base deste projeto que assume a Expressão Dramática como método de formação base, embora não prescinda de todos os outros. Ao mesmo tempo pretendia-se formar líderes juvenis que assumiram os grupos que integram o Revolution.


Toda a metodologia de trabalho assentou no jogo dramático como forma de interação social e em exercícios de simulacro grupais de expressão dramática e corporal. Os temas base dos exercícios foram os conteúdos programáticos do Revolution. Foram seguidas as dinâmicas do método de Revisão de Vida (dividido em três fases - Ver, Julgar e Agir) e convidados alguns formadores.


Os grupos tiveram divididos por Sociedades Secretas cada uma delas com um ideal, regras e símbolos próprios. Aos longo dos dias foram levados a cabo vários confrontos tendo por base as técnicas teatrais e eliminadas várias sociedades até restar só uma. Ao mesmo tempo foram realizadas intervenções concretas nas Piscinas da Vila da Lousã, na praceta Don Diniz em Coimbra à noite e no Parque Biológico de Miranda do Corvo. A estas intervenções juntou-se um conjunto de atividades recreativas com exercícios de orientação e exploração nas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e algumas incursões de Geocashing (procura de tesouros simbólicos por GPS).


Estas semanas abertas de formação em Teatro e Expressão Dramática também tiveram lugar na Polónia, Itália e França, países parceiros do projeto em ações de formação de um e dois dias.

 


Nenhum comentário: