segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ENCA discute a importância da paz interior



Teve lugar em Famalicão, Mouquim, na Quinta da Costa, mais um Encontro Nacional de Criança e Adolescentes (ENCA), desta vez sobre o tema " A importância da Paz Interior". Tendo como ponto de partida a reflexões feitas no seio dos grupos informais de crianças e adolescentes da PASEC foram eleitos 30 crianças e adolescentes que representaram os seus grupos no ENCA durante os dias 17 e 18 de Outubro. As atividades tiveram início pelas 14h30 do dia 17 com dinâmicas de apresentação, formação dos grupos de trabalho e introdução ao tema com uma curta metragem de animação. Foram então recordadas as reflexões feitas nos grupos informais e tiveram inicio os trabalhos de grupo com o recurso a histórias com base em situações reais. Na noite do dia 17 foram apresentadas as conclusões dos grupos de trabalho em quatro formatos diferentes: banda desenhada, teatro, expressão musical e expressão corporal.

 Entre as conclusões sobressaíram as ideias como: de que cabe a cada um procurar a forma de como se sente em paz consigo mesmo; de que a paz interior se procura na ação pelo bem comum e na valorização do ser humano em detrimento dos bens materiais; de que sem a família como base a paz interior não é possível; e de que a paz interior emerge naturalmente no coração de quem conscientemente é justo na conquista e perseguição dos seus sonhos e objetivos. O dia 17 terminou com exercícios de Simbologia Corporal e Simbologia Grupal. O dia 18 foi dedicado à avaliação dos trabalhos realizados e de regresso a casa para os participantes. Estiveram presentes participantes dos distritos de Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Aveiro.

 Esta atividade enquadrasse na iniciativa BOBID - Banco de Oportunidade de Boas Ideias para a Democracia no âmbito do Projeto Nova Fórmula Mundial, apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia
 

Nenhum comentário: