domingo, 13 de janeiro de 2013

PASEC continua a sua ação em Itália


No âmbito do plano de ação da PASEC e do projeto N’EU Frontiers, apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia, teve lugar em Itália entre os dias 11 e 13 de Janeiro 2013 a continuação do trabalho da Assembleia Europeia Juvenil 2012. Em parceria com a Cooperativa Social TOTEM e as Associação Giovanni 3D e Movida, a PASEC enviou uma delegação que deu conta do trabalho levado a cabo em Portugal nos últimos doze meses que culminou com a Assembleia Europeia Juvenil 2012 sobre o tema “Algures há um mapa para salvar o mundo”.

Foram 3 dias de intenso trabalho que juntou jovens de Portugal, Polónia e Itália em Workshop’s temáticos, debates com os decisores políticos, visitas a sítios emblemáticas da região de Varese, encontros com as associações juvenis locais e momentos de interação com a comunidade. O tema de fundo foi a “A participação dos jovens na construção da Democracia” sendo que também foram discutidas a importância do papel das associações juvenis e grupos informais de jovens na construção do processo de Democracia Participativa.

Estes três dias de trabalho também serviram de preparação do ENEJA 2013, Encontro Europeu de Jovens Animadores, que depois da Madeira em 2012, terá lugar em Milão Itália. Este foi mais um momento do trabalho que a PASEC tem vindo a desenvolver em Itália há quatro anos. Através dos Projetos Nova Fórmula a PASEC tem hoje em Itália mais de 30 sócios e ajudou a criar quatro novos grupos informais de jovens, sendo que 3 deles se tornaram em associações juvenis que atingem mais de uma centena de jovens na região da Lombardia.

Nenhum comentário: