segunda-feira, 18 de março de 2013

ENEJA 2013 da PASEC reúne mais de 500 jovens animadores em Portugal, França e Itália



Foi apresentada no passado dia 18 de Março, na Casa da Juventude de Famalicão, pelas 15 horas o ENEJA 2013. Reunindo mais de cinco centenas de jovens, animadores e agentes educativos em França, Itália e Portugal, a PASEC (Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais), com a parceria da TOTEM de Itália, Escola Profissional CIOR, Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação, Município de Famalicão e demais organizações apresentou a 5ª Edição dos Encontros Europeus de Jovens Animadores (ENEJA). Realizados entre 18 e 28 de Março, o tema de fundo a que o certame se dedicou este ano é "Jovens, Democracia, e desenvolvimento Sustentável".

Já na sua sexta edição, contando com a primeira edição do ENEJA com um caráter nacional em Abril de 2008, o ENEJA 2013, sem fugir à sua matriz, tem como objetivos discutir e divulgar a Animação SocioCultural e Educativa (ASCE) no contexto europeu, dando voz às dezenas de projetos de ASCE na Europa com incidência para os três países sede da iniciativa. O que torna o ENEJA um evento diferente de todos os outros do género é o fato de serem os jovens animadores e agentes educativos a dinamizar todas as conferências, workshop’s, espaços artísticos e atividades complementares, sendo dado aos especialistas, o papel de espetadores críticos do encontro. É um evento organizado por jovens agentes educativos para jovens agentes educativos.
 
Os Encontros deste ano tiveram início com o Roteiro “Jovens, Democracia e Desenvolvimento Sustentável” que percorreu toda a área de Paris em França, os distritos de Coimbra, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Aveiro em Portugal e as cidades de Varese, Gorla Maggiore, Cassano e Gorla Minore em Itália envolvendo 31 grupos de jovens atingindo mais de 391 jovens animadores e agentes educativos entre os 16 e os 35 anos e- 123 crianças e adolescentes. Durante os Encontros propriamente ditos terão lugar 24 workshop’s, 10 conferências, o lançamento de 3 novos projetos de intervenção comunitária e 2 novas obras pedagógicas, o “Metodologias de Educação Não Formal” e a Brochura Pedagógica “ M2015”.

 Durante a apresentação do ENEJA, o Secretário Geral da PASEC, Prof. Abraão Costa, referiu que aposta deste ano é tornar o ENEJA uma incubadora de projetos de Animação Sociocultural com caráter comunitário. O Prof. Luis Bessa salientou que o ENEJA se tornou numa instituição com vida própria, muito para além das organizações que lhe dão corpo. O Vereador da Juventude da Câmara Municipal de V.N. Famalicão, Dr. Mário Passos reforçou a expansão da PASEC nos últimos anos e fato de hoje chegar a centenas de jovens, adultos e cidadãos portadores deficiência todas as semanas, só no concelho de Famalicão. Por sua vez, o Dr. Nuno Simões, Presidente da Assembleia Geral da PASEC, aproveitou para dar a conhecer todo o trabalho a ser desenvolvido pelo Roteiro pré-ENEJA.
O ENEJA 2013 integra um conjunto de iniciativas apoiadas pelos projetos Revolution e New Word Formula do Programa Juventude em Ação da União Europeia.



Nenhum comentário: