domingo, 5 de maio de 2013

PASEC envolve mais de 30 jovens em 4 novos grupos juvenis

Teve lugar entre os dias 28 de Abril e 5 de Maio dois Campos de Formação e Recriação Histórica em Portugal e Polónia no âmbito do Projeto Revolution, apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. Tendo como base o tema “Os jovens, a utopia do Comunismo e a nova aurora global” , estas inicaitivas envolveram dezenas de jovens em Portugal, na aldeia de Rio Caldo, no Gerês e na cidade de Varsóvia, na Polónia 

Este campo permitiu fazer um ponto de situação do plano de ação do projeto. Através da ação do projeto foi possível só em Portugal envolver mais trinta jovens em quatro novos grupos juvenis de intervenção local que de forma direta e coordenada já intervêm nas suas comunidades de origem. Assim nasceu o grupo Sobreviventes, com 8 elementos entre os 19 e os 33 anos, que tem a sua sede na Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC em Famalicão mas com elementos e ação em Guimarães, Santo Tirso, Braga e Famalicão. Nasceram ainda em ação articulada com a estrutura do ID.EIAS - Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC e com os parceiros locais os grupos Fortaleza Humana (Famalicão), com 9 jovens entre os 16 e os 19 anos, o grupo Novos Cavaleiros (Delães – Famalicão) com 7 crianças e adolescentes e ainda o Grupo Puzzelianos, em Guimarães, com 6 elementos entre os 12 e os 15 anos, numa ação articulada com a Casa da Juventude de Guimarães. 

Este resultado foi possível através do Programa “DemoAgents” , que centrou a sua ação em escolas do 3º ciclo, secundárias e profissionais, bem como em centros juvenis. É um programa de formação de jovens voluntários para a intervenção política. Foram formados jovens mediadores e dinamizadores de grupos juvenis de inovação democrática que traçaram mini-planos de ação política pacíficos inspirados nos novos movimentos juvenis de intervenção democrática sugidos nos últimos anos como foram o Movimento 15 Maio em Espanha ou o Geração à Rasca em Portugal.  A evolução do projeto Revolution é acompanhado de Plataforma Web e foram atingidos até ao momento mais de 300 crianças e jovens e mais de 100 agentes educativos. 


Dia da Porta Aberta promove o protagonismo do Cidadão Portador de Deficiência 


Á margem destas iniciativas teve lugar o Dia da Porta Aberta, promovido pela Associação Famalicense de Proteção e Apoio ao Deficiente, no passado dia 30 de Abril. Neste dia foi possível organizar um espetáculo de expressão corporal onde os grupos de jovens e adultos portadores de deficiência que a PASEC dinamiza em articulação com a AFPAD mostraram o resultado do trabalho levado acabo pelas animadoras da PASEC nas Oficinas de Simbologia Grupal dinamizados pela PASEC com a AFPAD.  A este respeito, o Presidente da AFPAD, Dr. Mário Martins, manifestou o seu agradecimento e homenagem ao trabalho que a PASEC tem desenvolvido em prol dos grupos de cidadãos portadores de deficiência da instituição e do seu protagonismo. 

Nenhum comentário: