quinta-feira, 30 de maio de 2013

PASEC lança "Jovens que participam e decidem 2013" para mais de 300 jovens

Como acontece à quatro anos, a PASEC lança mais uma vez o programa de férias e educação não formal "Jovens que participam e decidem 2013", este ano nos concelhos de Famalicão, Guimarães, Coimbra, Braga em Portugal, em Relva , Ilha do Fogo, Cabo Verde e em Marnate em Itália em parceria com a Associação Bem Me Quer, a AFPAD, Associação Juvenil Comunitária de Relva (Cabo Verde), a Casa da Juventude de Guimarães, o Lar de Jovens das Oficinas de São José de Braga e os Giovanni 3d (Itália).
 

Partindo do objetivo central de promover a democracia participativa através do protagonismo juvenil o modelo de funcionamento deste programa parte de uma metodologia que coloca os grupos de jovens envolvidos no centro do processo de decisão. Partindo dos princípios da Pedagogia Participativa, representantes dos grupos de jovens em Assembleia Regionais e Locais apresentaram as suas propostas que depois foram colocadas à discussão na Equipa de Ação SocioEducativa da PASEC que formulou um plano global. As Assembleia Regionais e Locais tiveram lugar nos inícios de Maio o programa final foi aprovado pela Equipa de Ação Socioeducativa da PASEC no passado dia 28 Maio.

Tendo como ponto de partida a temática da "A Outra face da Democracia" o programa integra a Campanha com o mesmo nome ”, integrada no Projeto Special Democracy, coordenado pela PASEC e apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. 

Este programa centrado em dinâmicas de educação não formal pretende chegar aos jovens em especial risco de exclusão, com necessidades educativas especiais ou com deficiência e que se encontram fora do raio de acção das Escolas, Centros juvenis e parceiros envolvidos directamente no projeto.

Ente Junho e Agosto, meses de vigência do programa, constam as seguintes iniciativas que envolvem mais de 300 jovens de grupos juvenis da PASEC e instituições parceiras: Campo de Sobrevivência na Serra do Gerês; Oficinas de Teatro, Dança Criativa e Simbologia Grupal nos concelhos de Famalicão, Braga e Guimarães; Programa de Animação Desportiva e Cultural em Delães e Relva, Cabo Verde; Fóruns de Cinema e Educação Ambiental em Marnate. Em situações especiais o JPD 2013 prevê uma verba financeira e apoio logístico para instituições parceiras da PASEC no sentido de integrar jovens a quem o JPD não consegue dar resposta.

 Semana “Follow Diference” dá voz ao Cidadão Portador de Deficiência

No âmbito do projeto “Special Democracy” teve lugar entre 25 e 31 de Maio a Semana “Follow Diference” que permitiu, entre outras iniciativas, recuperar parte dos espaços comuns do Lar para pessoas portadoras de deficiência “A minha Casa” da AFPAD através de 48 horas de voluntariado. Os jovens animadores da PASEC puderam experimentar o que é viver o dia a díade uma instituição que acolhe cidadãos portadores de deficiência ou incapacidade, interagir com os seus técnicos e criar pequenas dinâmicas de interação com os mesmos. Esta semana permitiu ainda preparar os Jogos da Diferença 2013, a ter lugar no próximo dia 9 de Junho, pelas 14 horas, no Lar “Aminha Casa” em Vermoim, Famalicão. Estas iniciativas são apoiadas pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia.

Nenhum comentário: