domingo, 19 de maio de 2013

PASEC leva projeto New World Formula a 4 continentes

Equipa Técnica da PASEC esteve no Perú a implementar o NWF 



A PASEC fez deslocar ao Perú, à região de Cuzco, entre os dias 13 e 17 de Maio três elementos da sua equipa técnica para apoiar os parceiros locais na implementação do projeto Nova Fórmula Mundial (New World Formula - NWF), apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. 

Esta foi mais uma fase de implementação da Rede de Parceiros “Development Challenge” através da criação dos espaços “Development Action Labs”. Estes espaços estão traduzidos em grupos informais organizados que têm como objetivos centrais permitir aos jovens experimentar e cimentar as práticas de Democracia Participativa como fator de desenvolvimento a partir de práticas de Educação Não Formal, refletir as temáticas da Participação, do Combate à Pobreza e Exclusão Social e o Desenvolvimento Sustentável e ainda fomentar a Educação para a Cidadania nos meios juvenis desvaforecidos (bairros sociais e zonas rurais desfavorecidas onde o projeto actua).

A Rede de Parceiros “Development Challenge” está a ser implementada na Europa em Portugal, Suiça e Itália, em África em Cabo Verde, na América Latina no Perú e na Ásia na zona de Macau, China. Foram colocados a concurso planos de ação e intervenção local em três categorias diferentes: Participação Democrática dos jovens nas Escolas; Combate à Pobreza e Exclusão Social; Desenvolvimento Sustentável. 

Nos espaços “Development Action Labs” estão envolvidos mais 400 jovens nos 6 países envolvidos no projeto NWF. São espaços geridos por grupos juvenis de intervenção local que de uma forma integrada e coordenada intervêem nas suas comunidades no contexto político e social. Estes espaços têm como base numa metodologia assente nos pressupostos da Democracia Representativa com um sistema de eleições próprio e com a criação e votação de um plano de ação local.

Na visita ao Perú a equipa técnica da PASEC teve a oportunidade de organizar encontros de trabalho no Centro de Arte Nativa de Cuzco, na Associação de Artesãos e Arte Popular de Cuzco, com os representantes do Município de Cuzco para a área da Educação e Juventude e com estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Cuzco. Por outro lado a equipa visitou as zonas de Urubamba e Pisac onde vários projetos humanitários estão a ser implementados. 

48 horas de voluntariado iniciam ações do Projeto Special Democracy 


Á margem do projeto New World Formula teve início o Projeto Special Democracy centrado nas dinâmicas de Educação para a Cidadania com jovens portadores de deficiência, com necessidades educativas especiais ou em especial risco de exclusão. A este propósito, a PASEC em parceria com a AFPAD, vai realizar as 48 de voluntariado para recuperação dos espaços de apoio aos grupos de jovens e adultos portadores de deficiência do Lar “A Minha Casa” da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência em Vermoim nos dia 25 e 26 de Maio.

Nenhum comentário: