domingo, 7 de julho de 2013

Escola ID.EIAS da PASEC já chega a mais de 400 pessoas semanalmente

A Escola ID.EIAS – Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC, que tem o seu núcleo sede na Rua da Estação, em Famalicão, já chega semanalmente a mais de quatrocentas pessoas. Foi esta sexta feira, dia 5 de Julho, perante mais de cinco dezenas de participantes, que em mais uma das muitas tertúlias que a PASEC organiza mensalmente, o Secretário Geral da organização, Abraão Costa, apresentou o ponto de situação presente. 


Através da sua equipa de técnicos, o ID.EIAS trabalha de forma articulada com mais de duas dezenas de instituições. Atualmente tem três grupos de pessoas portadoras de deficiência em Vermoim e Famalicão numa parceria com a AFPAD. Dá resposta a 9 grupos informais de crianças em Delães (através dos grupos informais PASEC e numa parceria com o Centro Social Bem Me Quer e a Junta de Freguesia de Delães), Pedome, Ruivães, no Complexo de Habitação Social das Lameiras em Famalicão e no Lar de Jovens da Oficina de São José de Braga. Trabalha com 21 grupos informais de jovens, 13 deles em Famalicão, chegando ainda a Paços de Ferreira, Guimarães, Coimbra e Braga. Dá ainda resposta a quatro grupos de crianças em idade pré escolar numa parceria com o Jardim de Infância da Escola EB 2 3 Júlio Brandão e a um grupo de idosos em parceria com o Centro Social de Riba D’Ave.

O projeto foi inicialmente lançado pela PASEC em forma de Centro de Estudos e Animação gratuito através do projeto Break the Wall e entretanto estendido através do apoio do Programa Juventude em Ação da União Europeia. Já replicado em Itália e tendo em conta os resultados atingidos, o ID.EIAS irá ser alargado a pelo menos a mais cem crianças e jovens de outras escolas e instituições sociais a partir de Setembro de 2013. A campanha já foi lançada por todo o concelho de Famalicão e pretende chegar sobretudo a crianças e jovens que não têm uma resposta educativa real e adaptada às suas necessidades.

Este rescaldo foi feito após mais uma tertúlia pedagógica. De quinze em quinze dias são organizadas no ID.EIAS, tertúlias que funcionam como Laboratórios de Experimentação Pedagógica. Desta vez o mote foi a Expressão Dramática e a Simbologia, numa combinação que se mostrou surpreendente. Foi também dado a conhecer que o Blog do ID.EIAS (http://ideiasprojeto.blogspot.pt/), lançado a partir da plataforma web www.pasec.pt havia atingido durante o último mês de Junho o record de visitas, com uma média de mais de 500 pageviews diários num total de mais de 15000 pageviews só nos mês de Junho de 2013.

Nenhum comentário: