domingo, 21 de julho de 2013

PASEC organiza Survival Camp 2013



A PASEC organizou uma vez mais o Survival Camp, desta vez a edição de 2013, em simultâneo em Itália e Portugal, no âmbito da programação da Escola ID.EIAS – Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC, integrado no Projeto ID.EIAS apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. 

As dinâmicas em Portugal tiveram início no dia 17 de Julho e prolongaram-se até ao dia 21 de Julho entre o Gerês, Braga e Famalicão tendo como tema “Os nossos inícios e os fim de ciclo”. Estiveram envolvidos de forma direta ao longo deste cinco dias vinte jovens animadores e mais de trinta crianças e adolescentes num total de mais de cinquenta participantes. No último dia estiveram ainda envolvidas famílias e outros técnicos de outras organizações parceiras.

Os primeiros dias foram passados na Serra do Gerês, em Rio Caldo, e em Braga. Os vinte jovens animadores envolvidos experimentaram técnicas de sobrevivência, discutiram e refletiram o tema base do Survival Camp e por fim passaram pela experiência extrema de serem mendigos por um dia sentindo na pele as dificuldades e preconceitos daqueles que vivem à margem da sociedade. O último dia, já em Famalicão, terminou com um Laboratório de Jogos onde os jovens animadores levaram alguns grupos de crianças e adolescentes da PASEC a criarem e levarem à prática jogos criados pelas próprias crianças e adolescentes sobre o tema do Survival. Foi também neste dia que tiveram lugar as Feiras "Methods Forum" em Portugal (Famalicão) e Itália (Gorlla), um dos momentos altos do projeto ID’EIAS. Tiveram lugar oficinas práticas sobre novas ou desconhecidas metodologias e técnicas de Educação Não formal inclusivas. Envolvemos técnicos juvenis não implicados no projeto e outros projetos de inclusão juvenil. Esta foi mais uma hipótese de apresentar os resultados de todo o processo de investigação ação do projeto. 

Tudo terminou com o Espaço de Reflexão "Europe's Oportunitys" que acontecem uma vez por mês na Escola ID’EIAS. São espaços de formação e reflexão onde os jovens do projeto conhecem um pouco mais da realidade europeia, as implicações de estar ligado a um espaço comum como este e as oportunidades geradas por ferramentas como o Programa Juventude em Ação. 

Nenhum comentário: