segunda-feira, 29 de julho de 2013

Seminário Internacional NWF da PASEC lança “novas fórmulas de ver o mundo”



A PASEC apresentou em sessão pública, no passado dia 29 de Julho, pelas 14 horas, na Casa da Juventude de Famalicão, o Seminário Internacional “Nova Fórmula Mundial”, iniciativa chave do projeto com o mesmo nome que junta parceiros de Itália, Portugal, Cabo Verde, Suiça, Perú e China, envolvendo mais de 1700 jovens de seis países e quatro continentes.

A sessão contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Dr. Paulo Cunha que acentuou o impacto e magnitude do projeto e todo o trabalho de inclusão e desenvolvimento local que o trabalho da PASEC tem proporcionado. Estiveram ainda presentes o Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, a Presidente da PASEC, Dra. Elisabete Faria e o Secretário Geral da organização que apresentou em traços gerais o plano de ação do Seminário. 

Tendo por base uma metodologia de Animação Comunitária, este encontro será realizado em contexto real, no seio de bairros sociais e nas zonas rurais desfavorecidas da região do Vale do Ave (Famalicão, Fafe, Guimarães, Santo Tirso) e Baixo Mondego (Coimbra, Lousã, entre outros). Terá um caráter itinerante de modo a dar a conhecer a realidade juvenil portuguesa no terreno, levando as iniciativas ao maior número de jovens possível, integrando as comunidades locais.

No primeiro dia será realizada uma simulação de um Governo-Sombra em Bairro Social com o tema base do projeto mas de forma adaptada. Ainda nos primeiros dias realizaremos algumas ações públicas junto das comunidades por onde passará a iniciativa. Nos dias seguintes, será realizado um Mini Festival de Curtas Metragens produzidas pelos jovens que integram o projeto sobre os temas integradores do projeto NWF a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos dos vários países envolvidos. Terá também lugar um Raid Cultural a várias freguesias rurais que culminará com uma sessão com alguns Presidentes de Juntas de Freguesia Locais. Nos últimos dias serão apresentados os resultados do plano de ação do Seminário em forma de espectáculo com o recurso a encenações preparadas pelos participantes portugueses e italianos. Os outros parceiros apresentá-los-ão em forma de filme.

As iniciativas abertas ao público contarão com a participação de mais de 600 pessoas. O Projeto Nova Fórmula Mundial é apoiado pelo programa Juventude em Ação da União Europeia.

Nenhum comentário: