domingo, 22 de dezembro de 2013

Assembleia Internacional Juvenil 2013 “escolhe ser diferente”

Tendo como pano de fundo o tema “Escolhi ser Diferente”, a PASEC organiza entre os dias 27 e 30 de Dezembro de 2013 a Assembleia Internacional Juvenil 2013 em Famalicão juntando participantes de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Lituânia, França e Angola. Desde já fica o convite para toda a comunicação social e entidades parceiras para estarem na abertura oficial no dia 27 Dezembro de 2013, pelas 15 horas na Casa das Artes de Famalicão.
Tendo como base a Educação para a Diferença, a Assembleia abordará 5 temas base: Os refugiados; Viver na Rua; Violência no Namoro; A falta de qualidade no Ensino; e o Analfabetismo . 

A cerimónia de abertura contará com a presença do Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Manuel Barros, do Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário passos e do Vereador da Educação e Empreendorismo do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha. Nesta cerimónia serão apresentados o trabalho desenvolvido pela PASEC com Cidadãos com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais em forma de espetáculo, representações do grupo de teatro da PASEC - ADN (Artes Dramáticas do Nada) - sobre o tema e interpretações artísticas por parte dos grupos juvenis envolvidos no processo.

A Assembleia conta 50 delegados eleitos de 11 distritos de Portugal Continental e dos países já mencionados de um roteiro formativo que envolveu mais de 1700 jovens. Ao mesmo tempo este é um projeto de Lusofonia porque todos os envolvidos falam o português. A Assembleia terá posteriormente lugar em Itália e Cabo Verde.

A AIJ 2013 integra ainda o Simpósio Europeu do Projeto Special Democracy com participantes de Itália e Polónia. Estas iniciativas são apoiadas pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia.

Nenhum comentário: