segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PASEC reclama uma nova Educação para a Diferença durante a AIJ 2013




A PASEC organizou entre os dias 26 e 30 Dezembro de 2013 a Assembleia Internacional Juvenil 2013/Simpósio Europeu Special Democracy (SD) com tema “Escolhi ser Diferente”. Com dezenas de participantes eleitos pelos grupos e organizações parceiras envolvidas na iniciativa, a PASEC organizou uma vez mais aquela que e uma das suas atividades mais marcantes, desta vez em versão internacional com o envolvimento direto de países de língua oficial portuguesa (Brasil, Angola e Cabo Verde). Para além destes estiveram ainda envolvidos Itália e Polónia que participaram diretamente no Simpósio Europeu do projeto Special Democracy que culminou com a Rota “Na Rua pela Diferença”, iniciativa organizada em simultâneo nos 3 países.

Tendo como base a Educação para a Diferença, a Assembleia abordou vários temas base: O desemprego e oportunidades dos Cidadãos Portadores de Deficiência; Os refugiados; Viver na Rua; Violência no Namoro; A falta de qualidade no Ensino; e o Analfabetismo. 

Durante a abertura oficial da AIJ 2013/Simpósio Europeu SD, o Sr. Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Manuel Barros, acentuou o trabalho impar da PASEC na área da inclusão juvenil à escala internacional, o Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, ressalvou as oportunidades que a PASEC gera para os jovens com quem opera e do Vereador da Educação e Empreendorismo do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, acentuou a importância da Educação Não Formal como complemento formativo essencial para os jovens. 

A AIJ 2013/Simpósio Europeu teve dois momentos. Na penúltima semana de Dezembro 2013 teve lugar a Rota “Na Rua pela Diferença - Difference in the Streets Route” com o envolvimento dos grupos de jovens e adultos com necessidades especiais através de espetáculos e workshop’s artísticos. Na última semana de Dezembro teve lugar a AIJ 2013. No total foi possível chegar a mais de 1700 jovens com todos os eventos projetados, sendo que mais de uma centena tinha necessidades educativas especiais. Estas iniciativas foram apoiadas pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia. 

Nenhum comentário: