domingo, 26 de janeiro de 2014

ENCA da PASEC discute a importância da Sustentabilidade


Teve lugar entre os dias 25 e 26 de Janeiro mais um ENCA – Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes, este sobre “A importância da Sustentabilidade” e de que forma e crianças e adolescentes devem estar à altura de uma responsabilidade que sendo global, é de todos. A atividade teve lugar na Quinta da Costa, Mouquim, em Vila Nova de Famalicão.

Foram eleitos dezenas de delegados entre os 8 e os 14 anos de vários pontos do país. O desafio passava por ao longo dos dois dias de trabalho serem capazes de criar uma aldeia sustentável. Divididos em cinco grupos de trabalho, as crianças e os adolescentes abordaram através da reflexão, expressão dramática e plástica a forma como o que fazemos todos os dias tem impacto direto no planeta que nos acolhe. Refletiram que a sustentabilidade não é apenas uma escolha, é um imperativo que nos garantirá o futuro e o das gerações que se lhe seguirão.

Na noite do dia 25, em forma de espetáculo teatral, os vários grupos de trabalho mostraram as conclusões a que tinham chegado. Cada grupo apresentou o seu mapa de uma aldeia sustentável, as relações de proximidade que as suas populações mantinham com as comunidades em seu redor, as profissões dos seus habitantes, os recursos que exploravam, a forma como faziam negócios, as formas de Democracia Representativa que exerciam, as roupas e indumentárias que utilizavam e sobretudo as boas práticas que desenvolviam no âmbito da gestão dos recursos ambientais. Foram focadas a importância da Reciclagem, do reaproveitamento dos recursos renováveis, da poupança energética e sobretudo da responsabilidade que cada um tem na máxima “Pensar Global, Agir Local”.

O ENCA terminou no dia 26 janeiro, pela manhã, com a avaliação e apresentação das conclusões. O ENCA integrou o trabalho do Projeto Dream Back, apoiado pelo Programa Juventude em Ação da União Europeia, atualmente designado de Erasmus +.

Nenhum comentário: