terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Prémios ADN revelam o que melhor se faz através do Protagonismo Juvenil




Foi no passado dia 13 de Janeiro de 2013 que teve lugar a apresentação dos finalistas dos Prémios ADN – Mostra do que és feito, pelas 14h30 no auditório da Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão, numa organização conjunta entre a PASEC e o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Famalicão.

Na abertura da iniciativa, o Secretário-Geral da PASEC, Prof. Abraão Costa, relembrava que os Prémios ADN são a face mais visível do Programa ADN que a PASEC tem vindo a implementar nos concelhos de Famalicão, Braga e Guimarães. O principal desígnio deste projeto passa pela promoção da inclusão social, sucesso escolar através da educação não formal e empreendorismo social junto das turmas em especial risco de exclusão dos principais agrupamentos escolares destes concelhos, com especial incidência para Famalicão.

Pretendendo divulgar e promover projetos de caráter social e cultural das comunidades ou grupos escolares que se distinguiram pelo seu impacto junto da comunidade e que no seu processo envolveram os jovens como protagonistas diretos no processo de conceção, implementação e avaliação, foram revelados os 3 projetos finalistas, apresentados e defendidos pelos jovens e docentes que os desenvolveram. Assim os três finalistas deste ano foram: o projeto da “Feira Medieval de Famalicão 2013” protagonizado pelos formandos do Curso Profissional de Animação Sociocultural da Escola Profissional CIOR; o projeto e ação da Companhia de Teatro “Andaime” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão; e o projeto “Encontro entre Gerações”, protagonizado pelos alunos do agrupamento de Escolas de Pedome.

Na categoria de Jovem Protagonista 2013 foram selecionados como finalistas os jovens Cristiana Salgado (da Didáxis Cooperativa de Ensino), Andreia Machado (ex-formanda da Escola Profissional CIOR) e João Teixeira (do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco) pelo seu testemunho de vida e talento, mas sobretudo pela sua relevante atuação cívica, social e cultural.

A sessão foi encerrada pelo Vereador da Educação do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, que destacou a importância de divulgar este tipo de projetos para que sirvam de inspiração para outros jovens. Os vencedores serão anunciados brevemente em sessão pública.

Nenhum comentário: