domingo, 26 de janeiro de 2014

Secretário de Estado da Juventude elogia exemplo da PASEC




Foi no passado dia 25 de Janeiro que a Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC recebeu a visita do Sr. Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, acompanhado pelos responsáveis das principais organizações juvenis nacionais, entre elas a Federação Nacional de Associações Juvenis e o Conselho Nacional da Juventude, e pelos representantes do poder local.

A visita decorreu durante o período da tarde e começou com algumas encenações teatrais que representavam um mosaico do trabalho que a PASEC desenvolve no terreno todos os dias. Seguiu-se uma visita às novas instalações do ID.EIAS - Escola Integral de Animação Sociocultural da PASEC em Santiago de Antas (V.N. Famalicão), ainda em período de remodelações, e por fim teve lugar uma sessão pública que serviu para apresentar algum do trabalho desenvolvido pela PASEC.

Por fim foi a vez de partilhar alguns pontos de vista com as organizações presentes e os decisores políticos. O Secretário Geral da PASEC, Dr. Abraão Costa, começou por fazer uma resenha do testemunho da PASEC nos âmbitos da Inclusão Social, Democracia Participativa, Animação Sociocultural e promoção do Protagonismo Juvenil. Seguiu-se o Vereador da Juventude do Município de Famalicão, Dr. Mário Passos, que fez questão de assinalar o processo de crescimento da PASEC ao longo dos seus últimos 4 anos e as novas respostas sociais que tem desenvolvido. Por fim o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Emídio Guerreiro, lembrou os desafios que os movimentos juvenis têm pela frente, a resposta e o testemunho que estes dão nas suas comunidades e a forma como conseguem ser fator gerador de riqueza social e económica para o nosso país. Depois reforçou o processo sustentável de crescimento da PASEC e o impacto da sua ação como exemplo de boas práticas a seguir.

No final da cerimónia foi assinado o protocolo entre a PASEC e o Instituto Português do Desporto e Juventude no âmbito no Programa Formar. Entretanto o Secretário de Estado do Desporto e Juventude teve a oportunidade de confraternizar com algumas das crianças e jovens dos grupos informais da PASEC.

Nenhum comentário: