domingo, 4 de maio de 2014

PASEC apresenta Companhia de Teatro ADN no Grande Auditório da Casa das Artes


Em Setembro de 2013 a PASEC lançou o Projeto ADN de intervenção junto de públicos juvenis de risco em contexto escolar. Com atuações concretas no Agrupamento de Escolas de Pedome e no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco junto de mais de 60 jovens entre os 12 e os 18 anos em especial risco de exclusão, o projeto lançou as bases para mais duas iniciativas de importante impacto, o concurso de projetos de índole social promovidos por jovens nas suas escolas, os Prémios ADN e a Companhia de Teatro Inclusivo ADN – Artes Dramáticas do Nada. 

Depois de nove meses de algumas participações esporádicas, o grupo lançou a sua primeira peça original “O Mundo nunca mais seria o mesmo”, uma encenação teatral que retrata um mosaico de situações em que Portugal fica devastado depois de um fim do mundo que ninguém contava. O desemprego e a desilusão invadem uma realidade que não é bem real e que se propaga à vida de todos, desde o velho Mestre sem aprendizes, ao jovem esquizofrénico desorientado até a um cientista louco que cria uma estranha amizade com um velho sem abrigo. 

Encenada e orientada por Abraão Costa e Isabel Simões, esta peça teve uma antestreia no Encontro Internacional de Jovens Animadores no passado mês de Abril, mas viu a sua estreia oficial ter lugar no Grande Auditório da Casa das Artes no passado dia 2 de Maio perante centenas de pessoas, num espetáculo solidário com a APPACDM de Braga – Delegação de Famalicão. Para além do grupo de jovens atores intervenientes no espetáculo, foram as encenadoras e animadoras da PASEC, Sara Gomes e Ana Rita Marques, que preparam a interpretação e atuação dos jovens e adultos portadores de deficiência da APPACDM, protagonistas do evento. Este espetáculo assinalou também o 40º aniversário da APPACDM de Braga. 

PASEC Road Trip 2014 dá a conhecer o trabalho da PASEC 

À margem deste projeto teve lugar a PASEC Road Trip 2014 que passou pelas Aldeias Históricas de Portugal e assentou base no lugar do Cabeço do Peão, no Fundão. Foram cinco dias (entre 26 de Abril e 1 de Maio) de intervenção, reflexão e desafios de desporto aventura em mais de uma dezena de localidades com especial destaque para as Minas da Panasqueira, Belmonte, Castelo Novo, Fundão, Serra da Gardunha e Covilhã. Os jovens animadores presentes tiveram a oportunidade de divulgar o trabalho da PASEC, conhecer as populações locais e estabelecer novas parcerias.

Nenhum comentário: