domingo, 11 de maio de 2014

PASEC junta dezenas de crianças a discutir a Paz na Europa




A PASEC juntou entre os dias 8 e 11 de Maio mais de 30 crianças, adolescentes e jovens num encontro europeu que teve como tema de partida “A Europa enquanto espaço de paz, oportunidades e participação para os Jovens”, atividade integrada no projeto Dream Back, apoiado pelo programa Juventude em Ação da União Europeia.

Este encontro correspondeu ao final da 2ªa fase do projeto Dream Back. Os primeiros dias foram dedicados ao autoconhecimento do grupo, à recriação de um Bootcamp que permitiu aos participantes conhecerem a ação concreta de cada grupo envolvido no projeto. Os dias seguintes deram lugar a um Raide Cultural. Inicialmente foram feitos trabalhos de grupo via método team building sobre o tema do campo. Em seguida as conclusões deram origem a questionários de rua que permitirão a interação entre os participantes e a comunidade em geral. As atividades terminaram com a realização de uma sessão com dinâmicas de avaliação aberta á comunidade.

Foram conclusões deste encontro que cada um de nós nem sempre se conhece o suficiente para saber qual a melhor maneira de contribuir positivamente para a sua comunidade de pertença, por outro lado foi refletido que a situação de atual crise e situações de guerra na Europa é algo a que temos de estar extramente atentos.

O Projeto Dream Back parte de um contexto de 37 jovens portugueses e do Reino Unido que habitam em zonas degradadas das periferias urbanas das suas cidades e regiões ou em freguesias rurais perto de grandes e médios centros urbanos com acentuados níveis de pobreza e marginalidade entre os jovens. Tendo como tema central “A Europa enquanto espaço de paz, oportunidades e participação para os Jovens”, o Dream Back assenta no princípio de uma corrente de boas ações que por si geram outras boas ações. O princípio básico e provavelmente "utópico" passa por cada boa ação de que cada participante usufruir deverá devolver três vezes (com três novas boas ações) o benefício que recolheu.

Tem como objetivos centrais promover o compromisso dos jovens num crescimento inclusivo combatendo os flagelos da pobreza e da marginalização, fomentando consciencialização e o empenho dos jovens, tendo em vista uma sociedade mais inclusiva.

Nenhum comentário: