sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PASEC In Group irá por em rede mais seiscentos jovens de 3 países



Foi durante o lançamento do segundo roteiro de preparação da Assembleia Internacional Juvenil 2014 “Os Escolhidos” que foi lançada oficialmente a estrutura PASEC In Group que irá substituir a atual Rede Europeia de Grupos Informais. A iniciativa teve lugar durante o encontro de trabalho que teve lugar no dia 5 de Dezembro na Casa das Ideias da PASEC.

A PASEC como forma de organizar e por em rede os grupos informais que lhe deram forma criou em 2007 a Rede Nacional de Grupos Informais que de uma forma sustentada e faseada foi ganhando dimensão, passando nos primeiros 3 anos, dos 5 grupos iniciais para mais de 20 grupos em 2009. Em 2010, fruto do trabalho de internacionalização e cooperação europeia desenvolvido pela organização, a PASEC transformou a Rede Nacional de Grupos Informais em Rede Europeia de Grupos Informais. Nesta fase faziam parte da Rede a Itália e a Polónia.

Fruto do trabalho desenvolvido nos últimos anos e tendo por base a nova realidade, a PASEC teve de redimensionar a s sua estrutura. Assim surgiu a proposta da transformação da atual rede na estrutura PASEC In Group, que para além da nova marca, se trata de uma Rede Internacional de Grupos Informais que agrega mais de seiscentos jovens de mais de cinquenta grupos de Portugal, Itália e Cabo Verde. Esta rede terá uma Plataforma online com base na nova Plataforma web que a PASEC irá lançar ainda em Dezembro de 2015, permitirá a articulação direta entre grupos sem que tenham de haver intermediários, a partilha mais eficiente e eficaz de recursos pedagógicos, a melhor planificação e gestão dos planos de ação dos mais variados grupos e uma melhor comunicação da agenda de atividades da PASEC às escalas nacionais e internacionais. Para efeitos da PASEC In Group serão também eleitos dois jovens, entre os 15 e os 20 anos (1 rapaz e 1 rapariga respeitando a igualdade de género), que assumirão o papel de coordenadores e mobilizadores da Rede com o apoio da Equipa Pedagógica da PASEC. A criação da PASEC In Group é mais um passo da atual fase de reestruturação pela qual a PASEC está a passar.

Nenhum comentário: