segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PASEC leva AIJ 2014 a Espanha

                                                      





Foi entre os dias 6 e 14 de Dezembro que teve lugar a etapa espanhola da Assembleia Internacional Juvenil 2014. Jovens de Espanha, Portugal, Roménia, Itália e Turquia juntaram-se para discutir formas alternativas de inclusão numa Europa em mudança. Durante nove dias o roteiro da Assembleia Internacional Juvenil de 2014 passou San Lonrenzo del Escorial, Madrid e Toledo. De Portugal participaram 9 delegados eleitos no seio dos grupos informais juvenis da PASEC. 

Ao todo foram realizadas mais de uma dezena de ações de rua, ações de intervenção cultural e workshops temáticos. Pelo meio houve tempo para Torneios de Futebol de Rua, Matraquilhos e ações comunitárias como forma de interagir com as populações locais envolvendo ao mesmo tempo jovens em especial risco de exclusão através metodologias pedagógicas de âmbito desportivo e comunitário. 

Segue-se agora a etapa portuguesa da Assembleia Internacional Juvenil 2014. A PASEC organiza mais uma vez a AIJ 2014 em que o tema de partida deste ano "Os Escolhidos", reflete acerca da precariedade do emprego juvenil na Europa e a exploração dos jovens com base nos novos modelos de competitividade e desenvolvimento económico.

A organização deste ano foi sem paralelo, envolvendo até ao momento, mais de 200 jovens de forma direta. Começou na Lituânia, Kaunas, entre os dias 26 Novembro e 3 Dezembro. Seguiu-se Madrid, entre os dias 6 e 14 de Dezembro, e terá agora lugar em Portugal, entre 26 e 30 de Dezembro (entre Famalicão e Ovar) e, por fim, terminará em Cabo Verde (Ilha do Fogo), nos primeiros dias de Janeiro de 2015 . No dia 26 Dezembro terá lugar a principal iniciativa da AIJ 2014, a Conferência Internacional - Espetáculo "Os Escolhidos", na Casa das Artes de Famalicão, pelas 15h, com a apresentação dos resultados do Roteiro "Escolher, Decidir e Protagonizar". Esta conferência terá o formato de espetáculo interativo. Esta iniciativa tem o apoio do Programa Erasmus + da União Europeia.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif              

Nenhum comentário: