quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PASEC E AFPAD ORGANIZAM JOGOS DA DIFERENÇA 2015


Teve lugar no passado dia 20 de Junho a edição dos Jogos da Diferença de 2015, integrada no Projeto Advantage PASEC. Este aconteceu na Casa das Ideias, na freguesia de Santiago de Antas, Famalicão.

Os Jogos deste ano juntaram mais de centena e meia de participantes, e mais uma vez, pôs em competição numa Feira de Jogos crianças, jovens, cidadãos portadores de deficiência e famílias, num conceito único em Portugal. Ao mesmo tempo aconteceram pequenos espetáculos cénicos e momentos de interação.

A iniciativa contou com o Vice-presidente do Município de Famalicão, o Dr. Ricardo Mendes, que salientou o “exemplo de inovação e Empreendorismo Social que é a PASEC, nomeadamente na inclusão de jovens e adultos em especial risco de exclusão”. Mário Martins, Presidente da AFPAD, manifestou a sua alegria pelos frutos da parceria entre a PASEC e a AFPAD já com três anos. Por fim, o Secretário-geral da PASEC, Abraão Costa, lembrou todo o trabalho da organização na inclusão de jovens e adultos com necessidades especiais.

Esta iniciativa marca mais uma etapa importante do Projeto Advantage, apoiado pelo programa Erasmus + da União Europeia, e considerado como projeto inspirador 2015 por este programa da União Europeia. Fizeram parte da competição e fórum sete jogos desenhados e projetados pelos grupos informais de jovens da PASEC: “Volei Sentado”; “Conexão Aleatória”; “A Grande Reportagem”; “Pergunta ou Consequência”; “Diference Domino”; e “Circuito Galáctico” e “New Party”. A próxima atividade do projeto tem lugar em Itália, em Varese, num Campo de Trabalho Internacional.

O Projeto Advantage deu origem à PASEC Advantage, área de intervenção da PASEC dedicada à inclusão e formação de jovens e adultos com necessidades especiais. Neste momento a intervenção já chega a mais de 200 jovens e adultos em três países.

Nenhum comentário: