quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PASEC LANÇA PLATAFORMA ADN NO FINAL DO CAMPO INTERNACIONAL SURVIVAL 2015



Teve lugar no passado dia 27 de julho, pelas 15 horas, na Casa da Juventude de Famalicão, o lançamento oficial da Plataforma ADN, plataforma online e estrutural que dá forma ao Programa ADN da PASEC na sua dimensão internacional. Este evento teve lugar durante o Campo de Formação Internacional “Survival 2015”, integrado no projeto ADN, apoiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

A Plataforma permitirá articular a ação de mais de 21 parceiros institucionais, 4 municípios, 11 escolas ou agrupamentos escolares, mais de 9300 jovens (através de todas as medidas de disseminação do projeto) e mais de 110 agentes educativos espalhados por 3 continentes (Ásia, Europa e África).

Na cerimónia pública estiveram: o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Manuel Barros, que salientou os aspetos inovadores da Plataforma e o impacto que projeto ADN está a ter nos países em que está a ser implementado; o Diretor do Programa Erasmus + da União Europeia, Dr. Pedro Soares, que salientou que este é um projeto que congrega e articula a educação formal e não formal no contexto escolar; o Dr. Mário Passos, Vereador da Juventude do Município de Famalicão, que fez questão de relembrar o trabalho da PASEC junto das comunidades juvenis de maior risco; o Vereador da Educação do Município de Famalicão, Dr. Leonel Rocha, que fez questão de acentuar a dimensão de inovação pedagógica do Programa ADN; e o Prof. Abraão Costa, Coordenador Internacional do Projeto, que apresentou os principais fatores de inovação e diferenciação da Plataforma ADN.

A Plataforma ADN transporta para outra dimensão o projeto ADN. Este projeto tem-se destacado como exemplo de boas práticas porque introduz no meio escolar os processos de educação não formal como forma alternativa de trabalhar o currículo, tornando-o mais participativo e envolvente, permitindo aos grupos juvenis com mais dificuldades de aprendizagem ou inclusão um aprofundamento dos conteúdos mais consistente e baseado nas suas vivências pessoais.

A apresentação da Plataforma ADN foi apenas um dos eventos do Campo Internacional “Survival 2015”, que agregou Portugal, Cabo Verde, Turquia e Itália e terminou na Casa das Artes de Famalicão com o espetáculo “A Lógica do Tempo”, aberto a toda a comunidade e protagonizado pela Companhia de Teatro ADN (Artes Dramáticas do Nada) da PASEC e Companhia de Expressão Corporal e Artística Arena (também da PASEC).

Nenhum comentário: