sexta-feira, 25 de março de 2016

PASEC DÁ IMPULSO AO ASSOCIATIVISMO JUVENIL EM CABO VERDE





A PASEC esteve em Cabo Verde e ajudou a dar um impulso ao Associativismo Juvenil local, nomeadamente no Município da Praia, envolvendo-se de forma direta no apoio ao nascimento da Associação de Educadores de Pares, estrutura que está a ver a luz do dia com base numa rede de Educadores de Pares Voluntários que atuam nas comunidades mais pobres do Município da Praia.

Para além desta iniciativa a PASEC apoiará de forma direta as crianças de adolescentes das Aldeias SOS e estabeleceu contactos e parcerias com o Município de São Lourenço dos Orgãos, Cruz Vermelha de Cabo Verde e com o Ministério das Comunidades de Cabo Verde.

A comitiva da PASEC teve a oportunidade de partilhar a sua experiência com os líderes associativos juvenis locais e perceber um pouco melhor as suas problemáticas e contexto sociocultural. Estreitou laços e reforçou sinergias com os decisores políticos dos municípios da Praia e São Lourenço dos Orgãos e com os responsáveis pelas políticas de cooperação do Governo Cabo-verdiano, nomeadamente através do Ministério das Comunidades. A equipa pedagógica da PASEC esteve em Cabo Verde, entre os dias 19 e 24 Março de 2016 numa jornada de trabalho ao abrigo do ANIMA 2016, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, numa iniciativa apoiada pelo projeto ADN do Programa Erasmus + da União Europeia.

Para além dos contactos bilaterais, o encontro contou com visitas à Cidade Velha, antiga capital de Cabo Verde, teve uma sessão de trabalho no antigo Campo de Concentração do Tarrafal, hoje transformado em Museu, e visitas a várias escolas do ensino básico para as quais a PASEC enviará material escolar como forma de apoio direto à formação de crianças e adolescentes. Na iniciativa estiveram também envolvidos parceiros italianos e turcos.

Nenhum comentário: