domingo, 11 de dezembro de 2016

Companhia de Teatro ADN lança metodologia inovadora de educação


Foi no passado Sábado dia 10 de Dezembro, que a Companhia de Teatro ADN lançou o Projeto “Edutainment”, considerada uma metodologia inovadora de ensino-aprendizagem por fazer uso dos conceitos de entretenimento como metodologia educativo junto de jovens em risco de exclusão.

Durante a apresentação do projeto, Bruna Araújo, uma das responsáveis pelos ADN relembrava que o “insucesso escolar e iliteracia mediática tem sido duas das grandes problemáticas enfrentadas pelos jovens com que trabalhamos, nomeadamente dos jovens com necessidades especiais.”

Foi ainda focado que o abandono escolar, para além da falta de condições financeiras, acontece pela falta de motivação do aluno para com o sistema de ensino. Estão inseridos em turmas enormes, onde não existe espaço para o trabalho de talentos individuais e de carácter não-formal. Na situação específica dos jovens vítimas de exclusão, por terem graves índices de iliteracia e com necessidades especiais, esta realidade assume contornos ainda mais sérios.

O projeto “Edutainment” tem como visão uma nova forma de educar através das tecnologias de entretenimento, usando-as como arma de preparação para o mundo do trabalho, de envolvimento no movimento associativo jovem, do trabalho de equipa, da promoção para a inclusão e processos de democracia participativa nas comunidades locais, mas com impacto global.

Por outro lado pretende promover a inclusão de jovens portadores de deficiência em processos de atividades socialmente úteis que estabeleçam a ponte entre o seu universo pessoal e familiar e o mundo do trabalho.

Por fim o projeto pretende promover a aproximação entre os métodos de educação formal e os métodos preconizados na educação não formal, através de propostas concretas que possam complementar as atuais soluções formativas para jovens em exclusão e com necessidades especiais. Neste momento já estão envolvidos mais de 70 jovens.


Nenhum comentário: