domingo, 18 de fevereiro de 2018

AIJ 2017 ORGANIZADO PELA PASEC DISCUTE “SUBMUNDOS E REALIDADES”

Participantes da AIJ Turquia em Kastamonu2

A PASEC apresentou a Assembleia Internacional Juvenil 2017 no passado dia 2 de dezembro na Casa das Ideias perante as mais de três dezenas de jovens delegados eleitos. Tendo como tema de fundo “SER – Submundos e Realidades”, a AIJ 2017, organizada pela PASEC com o suporte do programa Erasmus + da União Europeia e Clube UNESCO de Famalicão, o evento deste ano tem várias etapas. A primeira etapa teve lugar na Turquia, em Kastamonu, tendo por base o Empreendedorismo Ecológico e os desafios dos jovens para séc. XXI com base nas alterações climáticas. A segunda etapa será em Itália, Varese e a terceira será em Portugal, Bragança.

No seu processo preparatório foram mais de 1300 os jovens envolvidos nas reflexões de preparação, distribuídos por mais de 120 grupos juvenis de capacitação de Portugal, Alemanha, Luxemburgo, Turquia e Itália. Só em Portugal forma mais de 620 que levaram à eleição de mais de trinta delegados.

Por sua vez, na base da Assembleia Internacional Juvenil 2017, está o projeto europeu SER. Este projeto é uma resposta para dois tipos de grupos diferentes. Um grupo de jovens em exclusão, ou com necessidades especiais, que sofrem de um claro problema de Iliteracia Digital, e um outro grupo de jovens que desenvolveram uma clara dependência da internet e das novas tecnologias. Neste contexto, o projeto SER pretende estudar e fomentar o uso das novas tecnologias de comunicação e informação como parte da solução.

Outros dos objetivos passam pelo desenvolvimento de novas metodologias de educação não formal no que toca ao combate a comportamentos aditivos com a tecnologia e capacitar os jovens participantes do projeto a desenvolver ferramentas de autoanálise e pensamento crítico que os permitam readquirir competência ao nível do envolvimento social e capacitação para socialização e intervenção nas suas comunidades de pertença.

Nenhum comentário: