domingo, 18 de fevereiro de 2018

PASEC HÁ DEZ ANOS EM ITÁLIA

Comitiva portuguesa e italiana no municipio de Cunardo

Teve lugar entre 7 e 11 de Dezembro a segunda etapa da Assembleia Internacional Juvenil 2017, desta vez em Varese e Como, Itália. Tendo por base o tema do “Protagonismo Juvenil e os Submundos que o futuro guarda…”, esta foi mais uma fase daquela que é um das grandes atividades organizadas pela PASEC à escala internacional. Ao mesmo tempo, o evento serviu para comemorar os dez anos da PASEC em Itália, onde de forma consolidada, tem atuado na zona da Lombardia, sobretudo a partir da parceria com a Cooperativa Social TOTEM.

No dia 7 as comitivas portuguesa e italiana foram recebidos no Município de Cunardo. Seguiu-se a este momento de diálogo estruturado com os decisores políticos da região uma conferência com os responsáveis da Fundação Obama em Itália e da Escola Política de Bruxelas.

No dia 8 os trabalhos tiveram lugar em Como. Foi também a altura para conhecer a realidade natalícia da região e perceber um pouco melhor a realidade do protagonismo juvenil em Itália.

No dia 9 teve lugar uma das principais iniciativas da Assembleia Internacional Juvenil deste ano, o evento TAC Talent. Este certame constou de uma apresentação artística das principais realidades dos jovens italianos e portugueses. O evento envolveu mais de 200 pessoas.

Nos dias 10 e 11 tiveram lugar os contactos bilaterais entre os vários parceiros organizadores da Assembleia Internacional Juvenil 2017 com momentos de debate, formação e visita às instituições locais.

Por fim foram comemorados os 10 anos da PASEC em Itália e lançado o programa final da AIJ em Portugal que terá lugar em Bragança, entre os dias 26 de dezembro de 2017 e 7 de janeiro de 2018. O tema principal será “SER – Submundos e Realidades”.

Nenhum comentário: